A Lancia está a celebrar o 40º aniversário do seu quinto título de construtores no Campeonato do Mundo de Ralis, o último conquistado por um carro de tração traseira, neste caso, o inesquecível Rally 037.
Foi a 7 de outubro de 1983 que a Lancia escreveu, uma vez mais, o seu nome na história do mundial de ralis ao vencer o Rali de Sanremo e ao assegurar, a duas provas do final da temporada, o título de Campeã do Mundo de Construtores.
Uma prova onde a Lancia colocou quatro Rally 037 no top 5, conduzidos por Markku Alen, Walter Röhrl e Attilio Bettega – nos lugares do pódio – e por uma jovem promessa, de seu nome Massimo ‘Miki’ Biasion, a terminar em quinto lugar ao volante de um exemplar com as cores da equipa Jolly Club.
A estreia oficial do “037” decorreu um ano antes no Salão Automóvel de Turim com a apresentação da versão de estrada – produzido em 200 unidades – a qual serviu de base de homologação ao Rally 037 de Grupo B. O motor de quatro cilindros recorria a um compressor volumétrico e produzia cerca de 205 cavalos.