Embora a Lancia já tivesse anunciado que o Gamma seria oferecido em versão puramente elétrica, a marca italiana anunciou agora o lançamento de uma versão híbrida.
O novo modelo fará parte de uma gama alargada da Lancia, juntamente com o recém-lançado Ypsilon e o próximo Delta em 2028, à medida que a marca abraça a eletrificação.
Já passaram 40 anos desde que o último Lancia Gamma saiu da linha de produção em Turim. O novo modelo continuará a ser construído em Itália, embora na fábrica da casa-mãe Stellantis em Melfi, sendo provável que a produção tenha início em 2026.
Luca Napolitano, Diretor Executivo da Lancia, afirmou: “Ao produzi-lo na histórica fábrica de Melfi, estamos a reforçar a nossa ligação ao rico património automóvel italiano e a avançar com a nossa visão de um futuro electrificado. O Gamma mostrará o melhor do que a Lancia representa: inovação, estilo e uma busca incessante pela excelência.”
Utilizará a plataforma STLA Medium, uma arquitetura que é usada pelo Peugeot E-3008 e pelo Opel Grandland. Inicialmente, a Lancia apenas tinha em mente a energia totalmente elétrica para o Gamma, e ainda não se sabe qual o grupo motopropulsor que será utilizado para o híbrido, embora tanto o 3008 como o Grandland venham equipados com um híbrido ligeiros de 1,2 litros e três cilindros turboalimentado.
O Gamma vai ser posicionado como topo de gama da Lancia, potencialmente como um fastback ou uma berlina, embora um estilo de carroçaria SUV também seja possível. Terá 4,7 metros de comprimento e é provável que ofereça mais do que as 435 milhas de autonomia EV proporcionadas pelo Peugeot E-3008 (quando equipado com a bateria maior de 97kWh). São possíveis grupos motopropulsores com um ou dois motores, tendo em conta as bases “multi-energia” do STLA Medium.
Uma versão HF quente vai ser proposta no Gamma, bem como no Ypsilon e no Delta. O HF tem sido tradicionalmente o nível de acabamento mais desportivo da marca e, enquanto o Ypsilon terá uma versão HF direta, o Gamma e o Delta terão a insígnia HF Integrale – embora tenhamos de esperar para ver quais as atualizações de desempenho que isso implicará.
No entanto, Napolitano deu uma pista sobre o que esperar quando disse: “O novo Lancia Gamma representa um marco na nossa viagem em direção ao futuro. Ele incorpora o compromisso da nossa marca com a sustentabilidade e o alto desempenho, ao mesmo tempo que celebra a elegância inconfundível que definiu a Lancia durante décadas”.