Com o Palazzo del Quirinal como cenário, a marca Lancia celebra os seus 115 anos de história e o 60º aniversário do Lancia Flaminia, viatura oficial do Presidente da República Italiana.
A marca Lancia foi fundada em Turim a 27 de novembro de 1906 por Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin, funcionários da Fiat e entusiastas de automóveis. Vincenzo já era conhecido no mundo automóvel, tendo obtido várias vitórias desportivas ao volante de automóveis Fiat.
O Lancia Flaminia foi lançado em 1957 no Salão Automóvel de Genebra: um porta-estandarte de elevada classe, equipado com um motor V6 de 2,5 litros e com interiores e acabamentos de luxo.
O Lancia Flaminia foi rapidamente aprimorado com séries especiais, desenvolvidas por diversos fabricantes de carroçarias. Em 1961, Pinin Farina produziu o descapotável presidencial, com uma longa distância entre eixos, conhecido como “335”, valor que indica as dimensões da distância entre eixos em centímetros.
Este automóvel seria usado, pela primeira vez, pelo Presidente Giovanni Gronchi durante a visita a Itália de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. Em poucos meses, foram produzidas quatro unidades. Para prolongar a tradição, receberam os nomes de cavalos puro-sangue dos antigos estábulos papais – Scuderie del Quirinale: Belfiore, Belmonte, Belvedere e Belsito.