Há quem diga que o Urus não é um “verdadeiro Lamborghini”, dado que as suas bases são partilhadas com carros inferiores, como o Audi Q8 ou o mais plebeu Volkswagen Touareg.
No entanto, o SUV de alto desempenho é essencial para o “modus operandi” de Sant’Agata Bolognese. Sem ele, a casa-mãe, a Audi, teria dificuldade em justificar o negócio dos supercarros.
O Urus tem sido a licença da Lamborghini para imprimir dinheiro desde que foi lançado em 2017. Tem sido o mais vendido por vários anos e parece altamente improvável que isso mude. Não só isso, mas a mudança para um trem de força híbrido plug-in não dissuadiu os clientes. Embora o Urus facelifted seja vendido estritamente como um PHEV agora, o negócio está em crescimento.
A Lamborghini afirma que tem encomendas de Urus suficientes para se manter ocupada durante 2025. Por outras palavras, uma nova encomenda do “Super SUV” não será satisfeita até 2026. Este modelo de primeira geração está a ser mantido por muito tempo. Apesar de ter sido lançado há sete anos, o próximo Urus só deverá chegar perto do final da década. O modelo de segunda geração mudará para um sistema de propulsão totalmente elétrico quando chegar por volta de 2029.
Quanto ao Revuelto, o topo de gama da Lamborghini também é uma mercadoria quente. O tempo de espera pelo supercarro V12 híbrido plug-in ultrapassa os dois anos.Fazer a encomenda hoje, significa que só vai receber o seu Lamborghini no final de 2026, início de 2027.
Tal como acontece com o Urus, a configuração PHEV do Revuelto não está a fazer com que os clientes abastados reconsiderem as suas opções. Não que ainda existam muitos, considerando que os V-12 estão quase extintos.
A Lamborghini vendeu um recorde de 10.112 carros em 2023 e este ano está a preparar-se para vender ainda mais. A marca italiana acaba de ter seu melhor período de janeiro a setembro de todos os tempos, após a entrega de 8.411 veículos. Trata-se de um aumento de 8,6% em comparação com os primeiros nove meses do ano passado.