O novo Lamborghini Temerario chega a Portugal numa apresentação exclusiva, em Lisboa. É a primeira oportunidade para muitos clientes, jornalistas e parceiros, conhecerem o mais recente modelo superdesportivo da marca italiana.
A apresentação do segundo HPEV (High Performance Electrified Vehicle) da empresa aconteceu num prestigiado espaço à beira do rio Tejo, no histórico bairro de Belém, em Lisboa, enquadrado por alguns dos monumentos mais icónicos da cidade. À luz do início da noite, mais de 150 convidados selecionados foram imersos num ambiente sofisticado e contemporâneo, com a cidade de Lisboa como impressionante cenário de fundo.
Licínio Almeida, Diretor-Geral da Lamborghini Lisboa, afirmou: “Com o Temerario, a Lamborghini completou a sua hibridização e é agora o único fabricante de luxo no mundo com uma gama totalmente híbrida, incluindo um superdesportivo V12 atmosférico, um superdesportivo V8 biturbo e um Super SUV. A hibridização não é uma limitação, é uma oportunidade. O motor elétrico abre novos horizontes em termos de dinâmica e experiência de condução. O ADN da Lamborghini está profundamente presente em todos os nossos modelos, em qualquer condição de utilização. O Temerario é a mais recente expressão do espírito visionário da marca.”
Este modelo representa um marco notável na engenharia automóvel, combinando um motor V8 twin-turbo de 4.0 litros com três motores elétricos, gerando uma potência híbrida combinada de 920 CV e 800 Nm de binário. O motor de combustão, desenvolvido inteiramente na sede da Automobili Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, atinge uma impressionante rotação máxima de 10.000 rpm, disponibilizando uma potência máxima de 800 cv entre as 9.000 e as 9.750 rpm. A nova transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades assegura transições rápidas e suaves, enquanto o virabrequim de plano, característico dos motores de competição, garante um funcionamento fluido e um som emotivo e distintivo.
Graças à sua aerodinâmica avançada, o Temerario apresenta uma eficiência 118% superior em carga aerodinâmica em comparação com o Huracán EVO, chegando aos 158% na versão Alleggerita. Esta última beneficiou ainda de uma redução de peso de 12,65 kg face à versão standard, podendo atingir uma poupança total de 25 kg com opções adicionais, como jantes em fibra de carbono e elementos interiores mais leves.
Em termos de performance, o veículo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos e atinge uma velocidade máxima superior a 340 km/h. A nova estrutura espacial em alumínio ultraleve ofereceu um aumento de 20% na rigidez torsional, proporcionando uma dinâmica de condução excecional e um habitáculo mais espaçoso e confortável para o condutor e passageiro.