Depois de vários teasers, infromações, ideias, invenções e tudo mais, eis que a Lamborghini mostras as primeiras imagens do seu primeiro super desportivo híbrido, o tal LB744, que até já tem nome – Revuelto.
Pelos visto é o nome de um touro espanhol e significa… ovos mexidos, e acaba por fazer sentido neste Lamborghini, porque mistura duas fontes de energia, eletricidade e gasolina.
Estreia o sexto motor V12 da Lamborghini em 60 anos e desvenda ainda várias novidades na marca, o que acaba por ser uma excelente notícia. Este V12 é uma evolução do que encontramos no Aventador, mas renovado para chegar aos 825 CV e 725 Nm de binário, transformando este no mais potente Lamborghini com motor 12 cilindros de sempre. Mesmo sem juntar o sistema híbrido, este já o mais potente de sempre. Como já havia sido referido, o sistema híbrido compreende três motores elétricos, dois com 150 CV na secção dianteira do modelo e um terceiro motor elétrico alojado junto da caixa de oito velocidades e dupla embraiagem, que ajuda a locomover as rodass traseiras. O V12 está apenas “ligado” ao eixo traseiro, sendo que a tração integral é conferida pelos dois motores elétrico à frente. Contudo, quando o modo City está ligado, este Revuelto passa a ser um tração dianteira.
Assim, combinando a gasolina com a eletricidade… e alcançamos um total de 1015 CV. Ativado o launch control, e este Lamborghini catapulta o seu peso dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e alcança os 200 km/h em menos de sete segundos. A velocidade máxima é de 350 km/h. Estes números colocam o Revuelto no mesmo campeonato do Ferrari SF90 Stradale PHEV. A bateria de 3,8 kWh carrega em 30 minutos utilizando uma tomada de 7 kW ou pode ser carregada em apenas seis minutos utilizando o motor V12 como gerador.
A marca garante que a dinâmica, o comportamento e até o som do motor não se alteram, fazendo do Revuelto um desportivo de corpo e alma.
O interior também foi totalmente redesenhado, surgindo agora com três ecrãs digitais, um a fazer de painel de instrumentos de 12,3″, um para o infotainement de 8,4″, oferecendo-lhe uma espécie de aspeto McLaren no interior e um terceiro de 9,1″ à frente do passageiro e operam todos da mesma forma e é possível partilhar informação entre os três ecrãs.
Existem 13 modos de condução, sendo que entre eles encontramos o Città (City), Strada, Sport and Corsa. O City prrivilegia a comndução “elétrica”, o Strada mantém o V12 domando e o Sport acrescenta três sub modos, Recharge, Hybrid e Performance. Para o limite, verdadeiro carros de corridas, o Corsa será o mais indicado.