O Lada Niva tem vindo a ser produzido desde 1977. No entanto, tal como uma sequela que ninguém pediu, continua a ressurgir sempre que a AvtoVAZ decide ajustá-lo apenas o suficiente para lhe chamar “novo”.
Desta vez, é o Niva Sport, um acabamento “mais desportivo” com um motor mais potente e algumas aspirações atléticas. A grande novidade é o novo motor de quatro cilindros de 16 válvulas montado longitudinalmente do Niva Sport, que debita 124 cv (91 kW) e 151 de binário. É certo que estes números não vão propriamente incendiar Nürburgring, mas são um salto substancial em comparação com os asmáticos 83 CV (61 kW) e 129 Nm disponibilizados pelo motor a gasolina de 1,7 litros que equipa o resto da gama Niva.
A nova potência está associada a uma transmissão manual de cinco velocidades melhorada com uma quinta relação reforçada, uma caixa de embraiagem mais robusta e uma caixa de transferências de alavanca única. A potência é transmitida às quatro rodas através de um sistema 4WD permanente.
A Lada incluiu “configurações desportivas de suspensão e travões”, que alegadamente dão ao Niva Sport uma vantagem na dinâmica de condução em relação aos seus irmãos mais humildes. É claro que chamar “desportivo” a um Niva é um pouco exagerado, mas estes ajustes podem, pelo menos, torná-lo um pouco menos difícil de manobrar em tudo o que não seja uma linha reta ou um caminho de terra batida.
O exterior apresenta um emblema Sport vermelho na grelha de plástico, um novo conjunto de jantes de liga leve de 16 polegadas, extensões largas dos guarda-lamas e LEDs adicionais à frente. Estranhamente, a Lada não optou pelos para-choques na cor da carroçaria que se encontram nas versões Urban e Black, nem pela grelha e faróis mais agressivos do Bronto, que teriam complementado o design deste modelo.
No interior, o Niva Sport apresenta detalhes em vermelho nos bancos que contrastam com os estofos pretos. Este tema estende-se às costuras vermelhas no volante, no painel de instrumentos, no porta-luvas, nas alavancas das mudanças e nos bancos.
O fabricante de automóveis afirma que a adição mais desportiva à gama é inspirada nos Niva de rali, incluindo um que ganhou recentemente a Maratona transcontinental Silk Way Rally 2024. Embora o lançamento do Niva Sport tenha sido adiado várias vezes ao longo dos últimos anos, a empresa confirmou agora oficialmente o início da produção.