Revistacarros

Koenigsegg Chimera junta três modelos da marca sueca num só

O nome do carro vem de uma criatura híbrida da mitologia grega, que combina um leão, uma cabra e uma cobra.

No final deste ano, a Koenigsegg estará a produzir três linhas de modelos diferentes pela primeira vez na sua história; o Jesko, o Gemera e o CC850. Apesar disso, os seus engenheiros arranjaram tempo para desenvolver e construir um modelo único, denominado Chimera. Baseia-se num Agera RS, mas utiliza componentes do Jesko e do CC850.


O veículo é propriedade de Mohammed Ben Saluyem, o presidente da FIA. Tem o seu Agera RS há seis anos e, quando a Koenigsegg revelou o CC850 com a transmissão manual única, isto em 2022, decidiu que queria tornar o seu hipercarro ainda mais especial. Contactou a marca sueca com a ideia de modificar o seu Agera RS com o motor Jesko e a transmissão do CC850. Christian von Koenigsegg aceitou.
O Top Gear teve recentemente a oportunidade de conduzir o carro e falar com Christian. O Chimera prova que, se tivermos um cartão de crédito sem limites, quase tudo é possível no mundo dos hipercarros.

Modificar o Agera RS de Ben Saluyem não foi tarefa fácil. Como o Agera foi lançado há uma década, os seus sistemas elétricos são muito mais antigos do que os encontrados no Jesko. Como tal, a Koenigsegg teve de rever a cablagem, para além de montar o V8 biturbo de 5,0 litros. Este motor também é utilizado pelo CC850, mas nessa versão, foi modificado. Para o Chimera, chega aos 1.280 CV do Jesko de série com gasolina e aos 1.600 CV com E85.
Depois há a transmissão.

O sistema shift-by-wire exclusivo utilizado no CC850 inclui uma alavanca de velocidades e oferece modos de condução manual e automático tradicionais, graças à magia da engenharia da Koenigsegg. Ben Saluyem queria que o construtor de automóveis levasse o seu carro para o nível seguinte. Como tal, a transmissão do Chimera não apresenta apenas uma alavanca de velocidades manual e a possibilidade de o conduzir em modo totalmente automático, mas também dispõe de patilhas de mudança de velocidades atrás do volante, o que significa que existem três formas de passar entre as mudanças.

O automóvel junta-se a uma incrível coleção de supercarros e hipercarros pertencentes a Ben Saluyem. Pensa-se que a sua coleção valha mais de 75 milhões de dólares e inclui um Ferrari LaFerrari, Bugatti Chiron Super Sport, Mercedes-Benz CLK GTR Strassenversion, Aston Martin Valkyrie, McLaren Senna, Pagani Huayra BC, Porsche 911 GT2 Strassenversion e dois McLaren Speedtails.

 

Exit mobile version