Revistacarros

Kodiaq à prova de bala é o mais recente “must” da Skoda

A Skoda apresentou uma versão blindada do Kodiaq de primeira geração, desenvolvida pela Skoda UK em colaboração com os especialistas em segurança UTAC Special Vehicles, com várias modificações.

Curiosamente, a versão especial blindada é baseada no Kodiaq de primeira geração facelifted e não na nova geração que estreou no ano passado. As alterações exteriores estão limitadas às luzes estroboscópicas na grelha, para-choques e porta da bagageira, uma vez que o objetivo era ter um aspeto o mais semelhante possível ao modelo de produção.

No interior, o ecrã tátil de infoentretenimento de 8 polegadas foi transformado num “centro de comunicações” com GPS e controlos especiais para as luzes de emergência e o sistema de sirene. Mais importante ainda, o Skoda Kodiaq Armored possui vidros resistentes a balas e “extensas modificações” na célula de passageiros com a adição de armadura de aço.

Os engenheiros da marca checa melhoraram a suspensão e os travões, assegurando que o SUV, agora mais pesado, mantém a dirigibilidade e a agilidade da versão de série. As quatro rodas estão equipadas com um sistema de retenção de pneus que impede que o pneu saia da jante, mesmo quando está completamente vazio.

Não há modificações no motor, com os clientes a poderem escolher entre “uma vasta gama de opções de motorização”, incluindo uma versão 4×4.
A Skoda afirma que o Kodiaq modificado oferece resistência às balas de “várias armas de mão e espingardas de assalto”, bem como resistência a explosões de “granadas e explosivos de alta potência”. Foi concebido para cumprir os requisitos PAS 300 e PAS 301 das normas para veículos blindados civis.

A certificação exigiu testes rigorosos de carga útil, aceleração, velocidade máxima, manuseamento e travagem. O SUV foi submetido a mais de 200 cartuchos de munições e provou a sua resistência a explosões na parte lateral, no teto e na parte inferior do piso.
A empresa vendeu quase 500 unidades do Superb blindado desde sua estreia em 2018, mostrando que há um mercado para os Skoda à prova de balas.

Exit mobile version