Revistacarros

Kit retro transforma camião Suzuki num Datsun dos anos 70

É difícil não apreciar os carros e camiões kei japoneses. A sua embalagem inteligente, o design prático e o seu aspeto inegavelmente encantador fazem deles os favoritos dos entusiastas.

E graças à sua popularidade, as opções de estilo pós-venda são abundantes. O exemplo mais recente vem do afinador japonês Fusion, que introduziu um kit de estilo retro para o Suzuki Carry.

Concebido para a décima primeira geração do Carry (DA16T), um modelo que estreou em 2013 e continua à venda no Japão, o kit substitui a face normal por um visual saído diretamente da década de 1970.

Curiosamente, a fonte de inspiração parece vir de um sedan de quatro portas convencional e, mais especificamente, do Nissan Sunny (B110) de segunda geração, também conhecido como Datsun 1200 fora do Japão.

O novo tratamento da extremidade dianteira apresenta um par de faróis redondos de halogéneo, encaixados na mesma caixa da grelha. Os indicadores estão montados num para-choques vintage, por cima de uma pequena entrada de ar. Por fim, as jantes de aço de 12 polegadas do original foram substituídas por jantes de liga leve brilhantes, com 14 polegadas de diâmetro.

Mecanicamente, nada mudou. O Carry continua a ter o seu motor de três cilindros de 658 cc naturalmente aspirado, produzindo uns modestos 50 CV (37 kW). Dependendo do nível de acabamento, a potência é enviada para as rodas dianteiras ou para as quatro rodas através de uma caixa manual de cinco velocidades ou de uma caixa automática de quatro velocidades.

O Suzuki Carry modificado foi apresentado no Salão Automóvel de Tóquio no mês passado. O tuner exibiu dois exemplares – um com acabamento em cinzento e outro com uma decoração extravagante que combina tons de vermelho, creme e azul-petróleo. Este último vem equipado com um spoiler no queixo, acrescentando um toque de desportivismo.

O tuner também está a desenvolver um terceiro protótipo, que será baseado na Suzuki Super Carry de cabine estendida. O kit estará disponível para compra em breve, embora o preço ainda não tenha sido anunciado.
Para aqueles que querem um Carry de estilo vintage, mas não gostam da versão do Fusion, existe sempre a alternativa do Mooku, que se inspira nos camiões Mazda kei antigos. Seja qual for o caminho escolhido, não faltam formas de dar a estes pequenos cavalos de trabalho uma dose de nostalgia.

Exit mobile version