A Kia lançou no mercado no final de 2019 o crossover da gama Ceed. O XCeed, que se destaca pelo seu interior de automóvel ligeiro de passageiros, mas com uma posição de condução mais elevada. O novo modelo é, assim, uma interessante opção para as deslocações pela cidade e também para algumas escapadinhas de fim-de-semana, inclusivamente se quisermos ir fora do asfalto. Esta polivalência vai torná-lo concorrente de modelos de vendas consolidadas como o Nissan Qashqai ou o SEAT Ateca.
Assim que entramos no Kia Xceed, vemos que pouco ou nada difere de um moderno 5 portas. A carroçaria elevada (é 44 mm mais alto que um Ceed de 5 portas) favorece uma posição de condução mais alta, de onde vemos melhor o trânsito. Graças a esta elevação, também podemos entrar com maior facilidade em estradas de terra ou de gravilha.
Mais cómodo que um compacto
O que é maior é a mala, superior à do Ceed (426 litros contra os 395 litros da berlina de 5 portas). Outra das diferenças apreciáveis face ao modelo irmão é o espaço disponível entre os bancos traseiros que é ligeiramente mais baixo, devido à sua carroçaria ligeiramente coupé. Por outro lado, o plano de carga deste XCeed é mais elevado até aos 6 cm.
Quanto aos bancos, as costas são amplas e macias, potenciando sempre o conforto. A Kia disponibiliza várias opções de forro dos bancos, dependendo do nível de equipamento escolhido. No caso de ser couro, pode ser combinado com costuras em amarelo e motivos hexagonais.
Kia oferece vários níveis de digitalização do painel de instrumentos. De série inclui um painel parcialmente digitais, com dois relógios analógicos com display ao centro.
No nível de equipamento de topo, é possível montar um painel totalmente digital com um ecrã de 12,3″
O painel central é flutuante e destaca-se pela sua largura com um ecrã de 10,25″. são de comandos táteis, mas por baixo deste existe uma fila de botões físicos. A caixa de velocidades pode ser manual ou de dupla embraiagem dependendo da motorização.