Como os construtores nunca podem ter demasiados SUV nos seus catálogos, a Kia acaba de lançar mais um, o Syros 2025 para a Índia.
Trata-se de um SUV urbano, com apenas 4 metros de comprimento, que se assemelha a um Sportage, mas em escala reduzida… ou a um EV9 em miniatura. Bem, não é exatamente igual aos seus “irmãos” maiores, mas tem um toque familiar.
O SUV barato integra faróis verticais nas laterais e a sua fisionomia retilínea faz mesmo lembrar alguns monovolumes. Não faltam proteções volumosas na parte inferior da carroçaria e a distância ao solo parece ser suficientemente generosa para lidar com as estradas indianas.
Na traseira, os faróis estão posicionados nas extremidades do para-choques, enquanto outro conjunto de faróis em forma de “L” se situa no alto, ladeando o vidro da porta traseira. No entanto, não faltam elementos de luxo, como jantes de 17 polegadas em dois tons e um teto panorâmico duplo.
Graças à sua forma quadrada, a bagageira tem uma extraordinária capacidade de carga de 465 litros. O espaço para as pernas na traseira deve ser excelente para um veículo desta classe, graças a uma generosa distância entre eixos de 2550 mm.
A potência é fornecida por um motor a gasolina de 1 litro turboalimentado (segundo se sabe é da família T-GDI) que produz 120 CV e 172 Nm. A potência é enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades ou de uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades.
Em alternativa, o Syros também está equipado com um motor Diesel de 1,5 litros com 116 CV e 250 Nm. Também está disponível com caixas de velocidades manuais e automáticas, mas esta última utiliza um conversor de binário e tem seis velocidades. Uma versão elétrica estará disponível numa data posterior.
O habitáculo tem um design muito mais convencional. A Kia incorporou quase 30 polegadas em monitores, com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, um ecrã tátil de infoentretenimento do mesmo tamanho e um painel de cinco polegadas para as definições de controlo da climatização. Felizmente, continua a haver uma série de botões físicos para aceder às funções mais utilizadas.
Apesar de ser um pequeno SUV, o Syros está extraordinariamente bem equipado. Pode contar com bancos dianteiros e traseiros ventilados (sim, os traseiros também), Android Auto e Apple CarPlay sem fios e uma base de carregamento por indução. Também pode incluir um banco do condutor com regulação elétrica, uma segunda fila longitudinalmente ajustável, travão de estacionamento eletrónico, iluminação ambiente de 64 cores, apoio de braço central traseiro e um sistema de som Harman Kardon com oito altifalantes.
Em termos de segurança, a Kia India oferece seis airbags, câmara de 360 graus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, mais 16 ajudas à condução, desde a manutenção na faixa de rodagem até ao controlo de cruzeiro adaptativo (com Stop & Go). O Syros irá melhorar com o tempo, uma vez que suporta atualizações OTA.