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A Kia Motors Corporation revelou hoje pormenores sobre a plataforma da próxima geração do Sorento e sobre as motorizações disponíveis para este modelo.

Na sua nova versão, o Sorento será o primeiro SUV a ter como base a igualmente nova plataforma da Kia à data do início da sua produção, que ocorrerá durante este ano.

Com uma estrutura compacta no compartimento do motor, vãos mais curtos e uma distância entre eixos maior, esta plataforma abre as portas para o novo e elegante design deste modelo, bem como para a sua postura na estrada.

O comprimento total do novo Sorento foi prolongado em 10 mm em relação ao modelo anterior, ao passo que a distância entre eixos aumentou 35 mm, para os 2815 mm.

Consequentemente, o habitáculo oferece agora mais espaço do que em muitos outros SUV médios, ao mesmo tempo que a inteligente organização do interior permite ao condutor usufruir de um dos maiores espaços de carga disponíveis nesta classe.

Nos mercados coreano, europeu e norte-americano, a estrutura e a organização da nova plataforma acomodam o igualmente novo grupo motopropulsor híbrido turbo “Smartsream”, que equipa o Sorento.

Constituindo a primeira aplicação de potência eletrica neste modelo, este motor é composto por um bloco de combustão interna de 1,6 litros T-GDi (turbo com injeção direta de gasolina), um motor elétrico de 44,2 kW e um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh.

Os motores de combustão e elétrico produzem uma potência combinada de 230 cv e um binário de 350 Nm, complementando assim os baixos níveis de emissões, com elevados índices de performance.

O motor Diesel 2.2 litros Smartstream de quatro cilindros debita 202 CV e 400 Nm de binário. Esta motorização surge acoplada a uma caixa de 8 velocidades de dupla embraiagem (8DCT).

Futuramente, serão anunciados novos motores, nos quais se incluirá uma versão híbrida plug-in.

Ricardo Carvalho

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