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A Kia acaba de dar a conhecer o mais recente facelift da sua proposta para o segmento B/C, o Rio, e que, além das atualizações estilísticas, traz, também, a primeira motorização semi-híbrida, com transmissão manual inteligente.

Esteticamente as diferenças são pouco evidentes, até quase nem se dá por elas. A secção dianteira é mais “clean”, acompanhada de um pára-choques mais largo e agressivo, onde também é possível encontrar novos faróis de nevoeiro. Os faróis passaram a ser “full LED” em todas as versões. A par destas alterações passam a estar disponíveis duas novas cores exteriores, assim como um conjunto de jantes de 16″ de novo design, completam as alterações no exterior do renovado Kia Rio.

Passando ao habitáculo, a alteração mais significativa é a presença de um novo ecrã táctil de 8″ na consola central ao que se junta ainda um novo ecrã digital de 4,2″ no painel de instrumentos.

A acompanhar, novos acabamentos e soluções de personalização, ao passo que, as versões GT Line, passam a exibir novas aplicações em fibra de carbono.
Já no capítulo da segurança activa e passiva, há a salientar a disponibilização do mais recente pacote de tecnologias ADAS, que a marca já propõe noutros modelos.

Mas, a maior novidade está escondida debaixo do capot dianteiro. Onde o Kia Rio passa a poder ostentar uma nova motorização 1.0 Mild-Hybrid, a substituir o anterior 1.0 T-GDI.

Este novo propulsor semi-híbrido, combina um três cilindros a gasolina, com um gerador elétrico. Este surge apoiado por um circuito de 48V e bateria de polímeros de iões de lítio reduzindo consumos e emissões; segundo a Kia e no caso das emissões, uma redução que pode ir dos 8,1 aos 10,7%, segundo o ciclo NEDC.

Em termos de potência, este novo motor, a que foi dado o nome de Smartstream, mantém os mesmos valores declarados pelo antecessor, ou seja, 100 e 120 cv. Embora e neste caso, com um binário que pode chegar aos 200 Nm.

Conjugada com este bloco Mild-Hybrid, uma totalmente nova caixa manual com controlo electrónico da embraiagem, ou seja, uma embraiagem “by-wire”, que permite um desligar mais rápido do motor, do que recorrendo a um sistema Stop&Start.

Apresentada pela primeira vez no Rio, esta nova motorização Mild-Hybrid estará disponível, juntamente com a nova caixa manual de seis velocidades, desde o momento do lançamento. Embora possa ser igualmente adquirida, com transmissão automática de sete velocidades.
Há ainda uma opção 1.2 a gasolina que debita 86 CV. Chega à Europa no terceiro trimestre de 2020.

Ricardo Carvalho

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