Foi nos EUA, para esclarecer este caso insólito. Na lista interminável de recolhas nos Estados Unidos, há uma que se destaca: mais de 22.000 exemplares do Kia EV9 tiveram de voltar à oficina porque um ou mais… parafusos do banco traseiro estão em falta.
A autoridade americana para a segurança rodoviária não brinca com nada que afete as pessoas. E os fabricantes que não comunicam falhas e problemas sensíveis à NHTSA arriscam multas de milhões de dólares. Por isso, normalmente, ninguém se esquece de comunicar os dados do terreno à agência de segurança rodoviária.
A Kia seguiu o procedimento para um problema bastante caricato, uma vez que muitos clientes do EV9 se queixaram de ruídos anormais de bancos no habitáculo durante a condução, especialmente provenientes da traseira do veículo. Os concessionários que tomaram conta dos veículos notaram algo bastante invulgar no segundo e terceiro bancos.
O documento que chegou a público veio da NHTSA e especifica as razões para a recolha da Kia: “Devido a um erro de um funcionário da fábrica, os parafusos que fixam os bancos da segunda e/ou terceira fila podem estar em falta”.
O folheto indica que os bancos podem soltar-se em caso de acidente ou simplesmente não manter os ocupantes no lugar, mesmo que estejam presos com cintos. A produção de 16 de outubro a 11 de novembro parece ter sido afetada por este lapso. Não foi registada qualquer recolha semelhante nas plataformas de recolha europeias, mas tal poderá acontecer um pouco mais tarde.