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Kia Niro Tri-Fuel é um híbrido invulgar com uma autonomia gigante

O Kia Niro Tri-Fuel não é um crossover híbrido comum, apesar de parecer imediatamente familiar. Isto porque também funciona com gás de petróleo liquefeito, graças a um depósito de GPL montado sob o piso de carga, onde normalmente se encontra a roda sobresselente. O depósito de GPL pode armazenar 40 litros, enquanto o depósito de gasolina cerca de 42 litros.

Com dois depósitos cheios, o Niro Tri-Fuel pode percorrer cerca de… 1.600 quilómetros, uma autonomia com que os veículos eléctricos apenas podem sonhar. Mesmo a maioria dos veículos Diesel terá dificuldade em atingir esse valor. E tudo fica ainda melhor porque as emissões de CO2 são reduzidas em 6% em comparação com o híbrido normal. Em Itália, onde esta versão está a ser lançada, a Kia afirma que este é o primeiro híbrido completo que também pode funcionar com GPL.

Existe um botão montado junto ao botão start/stop que o condutor carrega para fazer funcionar o motor de 1,6 litros a GPL e verificar a quantidade de combustível restante. A unidade de quatro cilindros de aspiração natural produz 90 CV e trabalha com um motor elétrico de 43 CV que retira a sua energia de uma bateria de 1,32 kWh. Combinados, os dois fornecem uma potência total do sistema de 126 CV e 265 Nm.

A conversão para GPL é efectuada pela empresa de equipamento de gás BRC, que faz parte da Westport Fuel Systems Italia, mas o modelo continua a ter a garantia total de sete anos / 150.000 km. A Kia fez as contas e acredita que um proprietário pode poupar até 5.000 euros em custos de reabastecimento. No entanto, os clientes têm de pagar mais 2.000 euros em comparação com o modelo normal. O preço começa nos 34 450 euros para o modelo básico e sobe para 39 200 euros do nível de acabamento mais apetrechado.

 

 

 

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