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A Kia desvendou a versão europeia do Sportage, a quinta geração do modelo, que será apresentada na próxima edição do Salão de Munique já na próxima semana. O novo crossover foi desenhado para o Veho Continente, é parecido com o modelo global, mas é 133 mm mais curto.

Mede 4515 mm e tem mais ou menos a mesma distância entre eixos de um VW Tiguan curto, também ele desenhado para o mercado europeu. A Kia diz que a própria tecnologia e os motores foram desenvolvidos a pensar na Europa.

Apesar de ser mais pequeno, partilha o design e as ideias, a grelha Tiger Nose, os LED DRL ou os faróis Matrix quando aplicados. Em estreia no modelo europeu, encontramos o tejadilho em preto, para acentuar as linhas distintivas do Sportage. As jantes vão ser de 17, 18 e de 19″.
No interior, destaque para o ecrã central curvo de 12,3″ curvo, um comando giratório integrado que permite que todos os ocupantes falem com o sistema.

O painel de instrumentos, de 12,3 polegadas, está equipado com um ecrã LCD TFT de última geração, que se destaca pela grande precisão e nitidez de imagem. A conectividade avançada e segura do novo Sportage permite-lhe beneficiar de atualizações remotas de software e mapas. Igualmente avançado, o software de conectividade deste modelo proporciona aos utilizadores a possibilidade de se ligarem remotamente ao seu sistema através da aplicação para smartphones Kia Connect.

A tecnologia interativa e intuitiva também oferece acesso às mais importantes funcionalidades de bordo, tais como os Kia Live Services, a navegação online, o reconhecimento de voz online e a integração do calendário a partir do smartphone. A Kia Connect App proporciona aos utilizadores uma paz de espírito total: basta um simples toque para verificarem se o seu Sportage está trancado ou as janelas se encontram fechadas. Ou, ainda, a informação do local exato onde estacionaram o seu SUV.

O novo Sportage será lançado com uma abrangente gama de motorizações potentes, eficientes e com grande prontidão de resposta, onde se incluem as mais modernas tecnologias de sistemas híbridos elétricos, bem como motores de combustão interna “limpos”, a gasolina ou diesel, de última geração.

Logo a partir da primeira fase do seu desenvolvimento, este modelo foi concebido para abraçar as mais recentes tecnologias de propulsão eletrificadas, tornando-se assim um dos SUV com consumos mais eficientes do mercado. Alicerçando-se numa arquitetura avançada que abrange as inovações em matéria de eletrificação das motorizações, tanto a versão híbrida (HEV) como a versão híbrida plug-in (PHEV) do novo Sportage europeu oferecem um pacote SUV declaradamente amigo do ambiente.

A organização do espaço destas versões HEV e PHEV foi meticulosamente pensada para evitar sacrifícios em termos de espaço para os passageiros e para a carga. No caso do HEV, o conjunto de bateria está localizado sob a segunda fila de bancos, resultando num espaço para as pernas igual ao das versões do Sportage equipadas com motor de combustão. Na versão PHEV, vamos encontrar a bateria de alta tensão a meio caminho entre os dois eixos, na parte inferior da carroçaria, o que garante uma distribuição do peso equilibrada e um espaço interior prático, confortável e versátil.

O Sportage PHEV está equipado com o premiado motor de combustão 1.6 T-GDi da Kia e com um motor elétrico de ímanes permanentes de 66,9 kW, acompanhados de um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 13,8 kWh. No seu conjunto, este grupo motopropulsor oferece uma potência total de 265 cv, 180 dos quais originários do motor de combustão.
O conjunto de bateria do Sportage PHEV, que se conta entre os mais modernos do mercado, apresenta uma unidade de gestão da bateria de alta tecnologia que monitoriza constantemente o estado da bateria, incluindo fatores como a corrente, a tensão, o isolamento e o diagnóstico de avarias. Possui também uma unidade de monitorização das células, que mede e verifica a tensão e a temperatura.

A versão HEV do Sportage beneficia também do motor de combustão 1.6 T-GDi da Kia, que oferece 180 cv de potência, para além de um motor elétrico de ímanes permanentes de 44,2 kW e de uma bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh. A potência total deste grupo motopropulsor do Sportage HEV é de 230 cv.

O novo motor 1.6 T-GDi também está disponível na gama do novo Sportage inserido num sistema semi-híbrido (MHEV), concebido para diminuir as emissões e otimizar os baixos consumos. Combinando uma eficiência aperfeiçoada com uma performance desportiva, este motor gera uma potência de 150 ou 180 cv. Trata-se de uma unidade de quatro cilindros, que oferece uma maior eficiência de consumo através de um processo de combustão novo e otimizado, de tecnologias de arrefecimento e de medidas fundamentais de redução da fricção, com destaque para um avançado sistema de gestão térmica integrado e para a utilização de um rolamento de esferas de baixo atrito.

Também incluído no alinhamento do novo Sportage europeu à data do seu lançamento está o motor 1.6 diesel, de baixas emissões. Disponibilizando opções de potência de 115 ou 136 cv, esta unidade propulsora “limpa” conta com a mais avançada tecnologia SCR de controlo ativo das emissões, limitando elementos poluentes como os NOx e as partículas. A versão de 136 cv está disponível com tecnologia MHEV, a qual reforça ainda mais a redução das emissões e o aumento da eficiência do novo Sportage europeu.

O motor 1.6 T-GDi pode ser combinado com uma caixa automática de 7 velocidades com dupla embraiagem (7DCT) ou com uma caixa manual de 6 velocidades (MT). Por seu turno, as versões 1.6 diesel (com ou sem tecnologia MHEV adicional) podem ser conjugadas ou com uma caixa manual de 6 velocidades inteligente (iMT) ou com a 7DCT.

Ricardo Carvalho

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