Revistacarros

Kia lança VIBE, uma plataforma de compra de automóveis online

É um projeto criado em Portugal e é o primeiro a permitir dar todos os passos na compra de um carro sem sair de casa: chama-se Kia Vibe e representa um investimento da Kia Portugal e da sua rede de concessionários no universo digital.

A plataforma de e-commerce está já disponível em www.kiavibe.pt e foi construída como uma viagem interativa que culmina na aquisição de um automóvel. “Clique para comprar” – a expressão está mais associada a compras de “gadgets” ou de outros bens de consumo rápido. Mas a MCK Motors, empresa do Grupo Bergé responsável pela importação dos modelos Kia no nosso país, decidiu levar o conceito mais longe e apresenta agora a Virtual Buying Experience, ou Vibe.

Esta nova plataforma online distingue-se de outras soluções por permitir cumprir todos os passos da aquisição de um automóvel a partir de um dispositivo digital, desde a escolha do modelo e versão, até à finalização da compra e a entrega do carro, que pode também ela ser feita no domicílio.

Neste processo, não falta a possibilidade de solicitar um test-drive em qualquer localização, ou de recorrer ao contacto, por live vídeo, com um consultor da marca para demonstração e aconselhamento. O desenvolvimento da plataforma Vibe começou há cerca de um ano, partindo de uma iniciativa da Kia Portugal e apoiada pela Trive, uma tecnológica do Grupo Bergé com ampla experiência em soluções de e-commerce no setor automóvel.

A “viagem interativa” começa na plataforma de e-commerce onde se encontram todas as viaturas disponíveis no stock da marca em Portugal. O consumidor pode aí configurar os detalhes do automóvel, desde a cor ao nível do equipamento, para o que dispõe de toda a informação detalhada, incluindo o preço final.

Uma das funcionalidades disponibilizadas pelo Kia Vibe é o denominado Live Video, que estabelece uma ligação direta a um digital genius, disponível para fazer uma visita guiada a cada automóvel. Para torná-lo possível, a Kia Portugal investiu na construção de um estúdio dedicado, montado no seu centro logístico situado nos arredores de Lisboa, um espaço de 500 m2 onde dois consultores podem mostrar as viaturas em tempo real e interagir com o potencial comprador.

O Kia Vibe facilita igualmente o contacto direto com o automóvel durante o processo de compra, com a função de test-drive on demand. Um clique num botão em www.kiavibe.pt é também o quanto basta para agendar a condução do modelo pretendido, que pode ser levado até ao domicílio do utilizador, caso este o entenda.

A vertente transacional do Kia Vibe representa um dos seus fatores mais diferenciadores, ao permitir a finalização da compra. Nesse sentido, a plataforma disponibiliza várias opções de pagamento e de assinatura digital da documentação. Para além da hipótese do pagamento imediato da pré-reserva, por cartão de crédito, existe ainda a modalidade de transferência bancária.

No caso de compra a crédito, o Kia Vibe disponibiliza uma plataforma de financiamento** com aprovação em 24 horas, consoante os casos. A “viagem interativa” termina com a entrega do carro e também aqui a plataforma Vibe aposta na comodidade: o comprador pode levantar a viatura no concessionário ou recebê-la em sua casa.

Exit mobile version