A Kia acaba de lançar o novo EV6, crossover que apresenta um design exterior renovado, melhor desempenho da bateria e uma gama mais alargada de funcionalidades de conforto e conveniência.
Este crossover 100% elétrico, que foi o primeiro baseado na plataforma E-GMP (Plataforma Modular Global Elétrica) da marca, é agora alimentado por uma nova bateria de quarta geração de 84 kWh (8,5% maior que a da anterior geração), oferecendo uma autonomia alargada de até 582 km com um único carregamento, de acordo com a norma WLTP.
Com diversas melhorias introduzidas no sistema de infotainment e nas atualizações de software OTA (“Over-the-Air”), a Kia reforçou a interface entre o veículo e o condutor, incluindo agora funcionalidades avançadas como o “Remote Smart Parking Assist 2” (RSPA 2), que oferece auxílio ao estacionamento de forma remota, e o “Hands on Detection” (HoD) da Kia. Neste último, os sensores capacitivos reconhecem os toques no volante para determinar se o condutor se encontra com as mãos no volante, contribuindo para uma experiência de condução mais segura.
A secção dianteira inclui agora luzes de circulação diurna (DRL) com a inovadora iluminação “starmap” (“mapa de estrelas”), característica da Kia, conferindo-lhe um aspeto futurista e desportivo. A estética geral cativante é ainda reforçada pelas linhas fluidas que ligam harmoniosamente o capot à secção inferior, bem como pelo design do para-choques em forma de asa, que traz um elemento de dinamismo adicional.
De perfil, sobressai o novo design das jantes, enquanto na secção traseira destacam-se as luzes combinadas desenhadas de acordo com o mesmo conceito dos faróis dianteiros, amplificando visualmente a sensação de largura do veículo e a sua aparência futurista.
Para criar uma ideia de unidade e dinamismo, o design em forma de asa do para-choques dianteiro é replicado parte inferior do para-choques traseiro. A versão mais desportiva GT line leva ainda mais longe a excelência do design exterior, com uma secção dianteira mais proeminente, barra de iluminação central adicional com tecnologia LED e jantes exclusivas de 20 polegadas (opcionais).
O habitáculo do novo EV6 apresenta elementos de design elegantes, que resultam num ambiente luxuoso e moderno a bordo. O ecrã panorâmico curvo conjuga linhas sofisticadas com uma sensação de espaço e organização. A nova iluminação ambiente acentua a forma horizontal do interior atualizado, criando um efeito visualmente atraente.
Para reforçar o seu carácter desportivo, o EV6 apresenta um volante com design aperfeiçoado e um revestimento do tablier atualizado com um novo padrão.
Leia também: Concept EV2 antecipa um elétrico mais barato da gama Kia
Para maior comodidade, a consola central integra um sistema de reconhecimento de impressões digitais, que permite aos utilizadores ligarem o automóvel sem uma chave inteligente ou uma chave digital, bem como carregar o seu perfil de condutor e completar a respetiva autenticação para aceder a outros serviços. A nova base de carregamento sem fios do EV6 tem uma capacidade de carregamento de 15 W e inclui um compartimento para smartphones melhorado.
Os clientes podem escolher entre diferentes opções de cores interiores, incluindo o novo Medium Gray. O modelo apresenta um esquema de cores dedicado em preto e branco, que lhe acrescenta um elemento extra de sofisticação.
A marca equipou o novo EV6 com uma bateria de quarta geração, cuja maior densidade energética resultou num aumento da capacidade em todas as versões deste modelo: de 58 para 62 kWh na versão de Média Autonomia e de 77,4 para 84 kWh na de Grande Autonomia. Esta melhoria fez com que o EV6 possa percorrer até 582 km (norma WLTP) com um único carregamento.
Com a tecnologia avançada de 800 V e um pico de desempenho de carregamento de 258 kW (+8% em comparação com a versão anterior do EV6, que oferecia 239 kW), a nova bateria de 84
kWh pode ser recarregada dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos, e podem ser obtidos até mais 343 km de autonomia em apenas 15 minutos. Com o mesmo tempo de carregamento, a bateria maior do novo EV6 permite obter uma maior autonomia face ao seu antecessor, aumentando a conveniência de utilização.
É também possível optar entre uma configuração de motor único traseiro (RWD) e uma configuração de dois motores para tração integral (AWD), que proporcionam um máximo de 239,3 kW de potência e 605 Nm de binário. Este avanço deve-se ao facto de a nova geração de baterias ter melhorado a condutividade do material que preenche a célula da bateria, o que favorece a gestão da temperatura e a distribuição térmica durante o carregamento. Além disso, não obstante a sua maior capacidade, a bateria é agora 1 kg mais leve.