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O muito aguardado Kia EV9 GT foi finalmente apresentado no Salão Automóvel de Los Angeles, assumindo-se como o SUV de três filas mais potente da marca até à data.

Seguindo a fórmula estabelecida pelo EV6 GT, o EV9 GT aumenta o desempenho e a atitude do topo de gama elétrico da Kia, mesmo que a sua potência seja ligeiramente inferior à do seu irmão mais pequeno.

Enquanto os dois motores elétricos do atual EV6 GT se combinam para produzir 576 CV, o novo EV9 GT foi limitado a 501 CV. A tração das rodas dianteiras é assegurada por um motor de 214 CV, enquanto que na traseira se encontra uma unidade de 362 CV. Não se sabe porque é que a Kia não deu ao EV9 GT a mesma potência que ao EV6, o topo de gama, mas este atinge os 100 km/h em 4,3 segundos, o que é um valor impressionante para um veículo desta dimensão.

Para dar ao EV9 GT alguma credibilidade dinâmica genuína, a Kia equipou-o com uma suspensão selecionável, controlada eletronicamente, que se ajusta juntamente com as respostas da direção e dos travões. Modos como Normal, Eco, Sport e My Drive proporcionam versatilidade, mas para máxima diversão, existe um botão GT verde-limão no volante que transforma o SUV no modo de ataque total.

Uma peculiaridade que se destaca é o sistema Virtual Gear Shift. Imitando a experiência de uma caixa de velocidades tradicional, oferece “mudanças de velocidade” simuladas e até limita a aceleração no chamado “limite de rotações”. A Hyundai fez um truque semelhante com o Ioniq 5 N e, embora seja provável que divida opiniões, as patilhas de mudança de velocidades e um sistema Active Sound Design tentam injetar uma dose de envolvimento do condutor. A Kia também adicionou um diferencial eletrónico de deslizamento limitado para melhorar a aderência em curva, reforçando ainda mais as credenciais de desempenho do EV9 GT.

Como é típico dos Kia GT, as atualizações visuais do EV9 GT são contidas mas eficazes. Conta com jantes de 21 polegadas feitas à medida, que enquadram pinças de travão maiores e pintadas de verde. O painel frontal é alvo de pequenas revisões, incluindo aletas de ar activas e elementos de iluminação aperfeiçoados, enquanto os detalhes em verde continuam no interior. O habitáculo beneficia de bancos desportivos específicos para o GT com inserções em Alcântara, iluminação ambiente exclusiva e um punhado de emblemas GT para o lembrar que este não é o EV9 normal.

Todos os EV9 GTs serão produzidos na Coreia do Sul, esperando-se que as primeiras unidades cheguem aos concessionários dos EUA na segunda metade de 2025. O preço permanece em segredo, mas tendo em conta o historial da Kia com os seus modelos GT, é de esperar que o preço seja inferior ao dos seus rivais, ao mesmo tempo que oferece uma mistura de desempenho e praticidade.

Ricardo Carvalho

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