Revistacarros

Kia está a desenvolver um motor a gasolina mais potente

A Kia está a trabalhar num novo motor a gasolina modular que irá alimentar carros ICE e híbridos.

Além disso, a unidade de quatro cilindros turboalimentada também servirá como gerador para os próximos veículos elétricos de longo alcance (EREV).

O novo 2.5T-GDI melhorará a eficiência térmica em 5 por cento em comparação com o motor atual. A Kia apregoa um aumento de 12 por cento na potência, pelo que se espera uma potência superior a 300 CV.
O motor atual produz 281 CV no Sorento e 290 CV no K5 GT.

Kia Engine
Para os híbridos, a Kia afirma que a aceleração é melhor e que a transição do motor elétrico para o motor a gasolina é mais suave. Além disso, os modelos electrificados proporcionarão uma melhoria de 4% na eficiência graças a uma nova configuração híbrida que inclui uma ligação em série coaxial entre o motor elétrico e o motor de combustão.

Leia também: Kia lança EV6 com mais tecnologia e mais autonomia

A Kia não tem muito a dizer sobre EREVs, apenas mencionando que usará um “sistema de geração de energia de alta eficiência utilizando um novo módulo gerador baseado no motor a gasolina de 2,5 litros”. É de esperar que o ICE alimente a bateria sem qualquer ligação mecânica às rodas.

Os novos grupos motopropulsores a gasolina e híbridos serão fundamentais para o objetivo da Kia de atingir 4,19 milhões de vendas anuais até 2030. Trata-se de um objetivo ambicioso, tendo em conta que as entregas do ano passado atingiram um recorde de 3,1 milhões.

Para chegar a este objetivo, serão lançados 15 veículos elétricos e 10 híbridos (incluindo híbridos plug-in) até ao final da década, altura em que a Kia terá aumentado a sua capacidade de produção global em 17%, para 4,25 milhões de veículos.

Até 2030, a Kia estima que venderá 1,26 milhões de veículos eléctricos e 1,07 milhões de híbridos/PHEV, sendo os restantes 1,86 milhões de veículos movidos exclusivamente a gasolina ou gasóleo.

Exit mobile version