A Kia Motors revelou uma nova caixa de velocidades manual que recorre à eletrónica para substituir a tradicional ligação mecânica e será aplicada em futuros modelos com tecnologia mild-hybrid.
O novo sistema Intelligent Manual Transmission vai ser estrado no motor a gasóleo mild-hybrid de 48V do Ceed e do Xceed e também será usado na motorização a gasolina 1.0 mild-hybrid do próximo Rio. Futuramente passará a estar disponível em outras motorizações eletrificadas de 48V.
O sistema desta nova caixa de velocidades da Kia substitui a ligação mecânica tradicional com a embraiagem, com uma ligação eletrónica por cabo, estando o sistema integrado na cadeia cinemática MHEV de 48V.
Funciona em parceria com o gerador de arranque mild-hybrid para desligar o motor na fase de circulação “à vela” – mantendo, no entanto, a mudança engrenada – permitindo, segundo a Kia, diminuir o consumo de combustível e as emissões até 3% em condições reais de utilização.
O sistema IMT foi desenvolvido na Alemanha pelo centro técnico europeu do Hyundai Motor Group, tendo em conta a especificidade do mercado europeu, onde as caixas de velocidades manuais ainda continuam ser muito populares.