A KG Mobility – anteriormente conhecida como SsangYong – apresentou oficialmente a pick-up compacta Musso EV na Coreia, marcando a sua estreia antes do lançamento global.
Este novo modelo é o primeiro da sub-marca Musso, que incluirá camiões elétricos e com motor de combustão interna (ICE). O Musso EV também tem a distinção de ser a primeira pick-up totalmente eléctrica de um fabricante coreano.
O Musso EV inspira-se no design do SUV Torres EVX, mas apresenta uma carroçaria mais comprida, uma área de carga aberta e pormenores mais robustos, adequados às tarefas de uma pick-up. Vem equipado de série com jantes de liga leve de 17 polegadas e uma barra de tejadilho utilitária, enquanto uma cobertura traseira é proposta como opção. Vai ser possível optar por extras como teto de abrir, placa de proteção, divisor de carga, cama deslizante e barra de proteção, permitindo uma gama de personalizações para satisfazer diferentes necessidades.
Embora não tenham sido divulgadas fotografias do interior, espera-se que o painel de instrumentos seja praticamente idêntico ao da Torres EVX, com dois ecrãs de 12,3 polegadas. Outros destaques do equipamento incluem um sistema de áudio Alpine, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo inteligente e um sistema de monitorização 3D à vista.
Construído sobre uma versão alongada do chassis monobloco do Torres EVX, o Musso EV é alimentado por um único motor elétrico que produz 207 CV (152 kW). A potência é fornecida às rodas dianteiras, com uma opção de tração integral disponível para quem necessita de tração extra.
A energia provém de um conjunto de baterias de lâminas de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 80,6 kWh fornecido pelo fabricante chinês BYD. A KGM afirma que a versão 2WD pode percorrer até 401 km com uma única carga. Embora não tenham sido apresentadas outras opções de propulsão, a empresa confirmou que, em breve, serão adicionadas à gama Musso versões com motor a combustão.