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A KG Mobility, anteriormente conhecida como SsangYong, apresentou o novo Actyon na Coreia, expandindo ainda mais a sua gama de SUV. O Actyon é descrito como um SUV coupé e baseia-se na plataforma do Torres.

A SsangYong apresentou originalmente o Actyon (Action e Young) em 2005, precedendo o BMW X6 como um dos pioneiros do segmento SUV coupé. A nova geração não partilha o estilo divisivo do seu antecessor, uma vez que parece um KG Mobility Torres esticado com uma traseira inspirada no Range Rover Velar.

Vimos pela primeira vez o Actyon (então conhecido como Projeto J120) em um teaser revelado em fevereiro de 2024, e agora o modelo foi lançado no mercado sul-coreano. As diferenças em relação ao Torres incluem uma assinatura de iluminação LED distinta, para-choques reestilizados e um vidro traseiro inclinado. Curiosamente, todas as versões do Actyon vêm de série com jantes de liga leve de 20 polegadas, complementando as suas proporções.
O KGM Actyon mede 4.740 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e 1.680 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.680 mm. Isto torna-o mais comprido, mais largo e mais baixo do que o Torres, com uma distância entre eixos idêntica.

No interior, o cockpit digital é composto por dois ecrãs de 12,3 polegadas, estando o ecrã tátil de infoentretenimento ligeiramente inclinado para o condutor. Os estofos em pele acolchoada com inserções em camurça podem ser encomendados em Preto e Vermelho, ou em tons de Camel e Bege, combinados com detalhes em fibra de carbono ou madeira preta.

O SUV beneficia ainda de iluminação ambiente de 32 cores, de um novo volante de base plana com comandos integrados, de uma base de carregamento sem fios e de uma alavanca de velocidades em cristal. Para além disso, há uma série de ADAS incluídos de série.
O Actyon oferece muito espaço para os passageiros e a sua bagagem. A KG Mobility gaba-se do espaço para a cabeça na traseira e da bagageira de 668 litros que pode ser expandida para 1.568 litros quando a segunda fila de bancos é rebatida.

Sob o capô encontra-se o mesmo motor a gasolina de 1,5 litros GDi de quatro cilindros turboalimentado, que debita 170 CV e 280 Nm de binário. O motor está exclusivamente acoplado a uma caixa automática de seis velocidades, enviando potência para as quatro rodas dianteiras ou para as quatro rodas. Embora o construtor não tenha mencionado nada sobre variantes eletrificadas, o Actyon poderá herdar o grupo motopropulsor totalmente elétrico do Torres EVX no futuro.

 

Ricardo Carvalho

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