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Mas onde é que os chineses vão parar? O Grupo Geely, que já detém a Lotus, a Polestar, a Smart e a Volvo, bem como a Zeekr e a Lynk & Co – marcas distribuídas na Europa – está a acrescentar um novo brasão à sua coleção, unindo forças com a Baidu, o gigante tecnológico chinês, para criar a JiYue.

Esta nova marca apresentou um hipercarro chamado Robo X. Tem duas caraterísticas especiais: é elétrico – o que seria de esperar – e vai ser capaz de conduzir de forma completamente autónoma – o que não é tão óbvio para um carro desportivo – graças à tecnologia da Baidu.

A JiYue não é certamente generosa com informações técnicas sobre este Robo X. Tudo o que sabemos é que este hipercarro, cujo estilo evoca abertamente certas criações recentes – e elétricas – da Lotus (um cruzamento entre o Evija e o Theory 1 Concept, faróis que lembram os do Eletre e do Emeya, etc.), será equipado com quatro motores elétricos refrigerados a líquido que lhe permitirão acelerar de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos.

Uma potência combinada de cerca de 2.000 CV não está fora de questão. Construído em torno de uma carroçaria de carbono e com um peso inferior a 1850 kg, o Robo X reivindica uma autonomia de 650 km. Provavelmente de acordo com o ciclo CLTP chinês, ou seja, cerca de 500 km no WLTP. Um pormenor intrigante é o facto de ter um reforço de segurança estrutural semelhante ao Halo nos monolugares de Fórmula 1. Será interessante ver o que isto significa em termos de visibilidade num carro de produção equipado com um para-brisas.

A aerodinâmica do Robo X foi objeto de um grande trabalho para garantir a estabilidade e gerar muita força descendente para o desempenho. O efeito global é bastante bem sucedido e conseguido, mas a entrada de ar no tejadilho e o “compartimento do motor” fazem-nos desejar ter um verdadeiro V12 ou V8 sobrealimentado debaixo do capô. Mas a principal atração – pelo menos para os geeks – é a capacidade de condução autónoma a alta velocidade que seria possível graças à utilização da tecnologia de condução autónoma Apollo desenvolvida pela Baidu. A parceria entre estes dois gigantes chineses, a Geely e a Baidu, confere credibilidade a este carro aparentemente fantasioso.

Tal como o facto de as reservas estarem agora abertas – mediante um depósito de cerca de 7000 euros – com as primeiras entregas previstas para 2027, quando a condução autónoma for legalizada na China. Isto daria que pensar à Rimac, cujo Neverra está a ter dificuldades em vender e que está a planear lançar um robotáxi chamado Verne na Europa. Ou para a Tesla e Elon Musk , que contam com o advento da segunda administração Trump para acelerar o desenvolvimento e a comercialização de veículos autónomos sem condutor nos Estados Unidos, a começar pelo Tesla Cybercab.

 

Ricardo Carvalho

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