Revistacarros

Jetour Traveller é um cópia descarada do Defender, mas…

A foto não deixa margem para dúvidas: o Jetour Traveller é uma cópia descarada do Land Rover Defender e, ao que parece, sai-se bem em todo-o-terreno. Isto significa que é possível ter um 4×4 chinês bastante mais barato do que o modelo britânico.

É preciso dizer que a parte dianteira do SUV asiático é diferente da do Defender, em parte para evitar uma merecida acusação de plágio. Além disso, as jantes de liga leve não são nem de perto nem de longe tão bonitas como as originais da Land Rover, mas, de resto… O Traveller, com 4,79 metros de comprimento, não está à venda em Portugal (para já), nem mesmo na Europa, mas quem sabe o que o futuro nos reserva. No seu país de origem, é comercializado com dois motores a gasolina e um sistema híbrido plug-in.

Mais concretamente, as opções a gasolina têm 184 CV e 254 CV, respetivamente com motores de 1,5 litros e 2,0 litros com turbocompressor. O motor de entrada de gama está associado a uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades e tração dianteira.

A versão mais potente tem dois eixos de tração e uma transmissão automática de oito velocidades. A versão PHEV só é conhecida por combinar o 1.5T com uma unidade elétrica.
É certo que o Traveller não está à altura do Defender nos troços todo-o-terreno, mas pelo menos tem alguns ângulos 4×4 interessantes: 27º de entrada e 30º de saída, bem como 22 cm de distância ao solo e uma profundidade de passagem de 70 cm.

Esteticamente, o veículo chinês tem uma frente com faróis em forma de cruz e uma grelha estreita com as letras Jetour. Existe também um efeito de teto flutuante graças aos pilares pretos sobre os pilares e uma roda sobresselente ancorada na porta da bagageira. Por fim, as jantes de liga leve podem medir entre 18 e 20 polegadas.
Em termos de equipamento, a Chery, multinacional a que pertence a marca Jetour, equipou-o com instrumentação digital LCD de 10,25″, um ecrã central de 15,6″, um volante multifunções achatado, um sistema áudio Sony com 12 altifalantes, condução semi-autónoma de nível 2 e volante e bancos aquecidos.

Como se pode ver, este não é exatamente um veículo de “baixo custo”, mas o preço faz com que pareça. Na China, os preços começam nos 140.900 yuan, ou seja, apenas 18.018 euros às taxas de câmbio atuais.

Exit mobile version