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Depois de anunciar a venda da unidade número 5 milhões no último mês do Jeep Wrangler e a saída da pick-up Gladiator do Velho Continente, a marca americana revela a mais recente evolução do modelo para a Europa.

As alterações são modestas e ficam-se pelos retoques exteriores, por uma grelha renovada e por um interior mais refinado e tecnológico. Mantêm-se na gama os níveis de equipamento Sahara e Rubicon com a mesma motorizações, um híbrido plug-in com 380 CV de potência. O motor 2 litros de 272 CV a gasolina e 400 Nm de binário vendido em alguns mercado, deixa de ser comercializado na Europa.
As alterações estéticas assentam na grelha de sete barras, agora com melhor capacidade de refrigeração, com o interior em preto e detalhes em cinzento.

Uma nova antena integrada no pára-brisas simplifica a aparência do Wrangler, ao mesmo tempo que evita ficar presa em arbustos ou ramos de árvores. São também propostas duas capotas rígidas, em preto ou na cor da carroçaria, assim como as Sky One-Touch de abertura elétrica e a Sunrider flexível. Estão ainda disponíveis jantes de 17 e 18 polegadas com cinco novos desenhos, e dez pinturas para decorar a carroçaria, sendo nova a tonalidade Anvil. A bordo, a consola central inspirada na herança da marca tem uma forma esculpida que complementa o desenho horizontal do painel de instrumentos.

O tablier dispõe de novas superfícies em tecido ou poliuretano com costuras contrastantes, enquanto novos suportes foram integrados na parte superior. Maior e mais avançado é o novo ecrã táctil de infoentretenimento de 12,3 polegadas com o sistema Uconnect 5 e com reconhecimento vocal de série.

O Jeep Wrangler 4xe equipa um bloco turbo de 2.0 litros associado a dois motores eléctricos para uma potência e binário de 380 cv e 687 Nm. Está associada uma transmissão automática de oito relações, e a uma bateria de 17,3 kWh para uma autonomia de até 53 quilómetros. Novidade na versão Rubicon é o eixo traseiro Dana 4 4 HD totalmente flutuante, de série Desconexão electrónica da barra estabilizadora dianteira, bloqueadores Tru-Lok para ambos os eixos, e caixa de transferência Rock-Trac também são de série. As primeiras unidades do Jeep Wrangler começam a chegar aos concessionários europeus na primeira metade de 2024.

Ricardo Carvalho

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