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A Jeep continua a sua senda de novos lançamentos com a apresentação da nova geração do Wagoneer (designação já utilizada pela marca entre os anos de 1963 e 1991), nome recuperado para designar os seus novos topos de gama.

A família Wagoneer inclui dois modelos, o próprio Wagoneer e o Grand Wagoneer e que vão ser lançados no mercado norte-americano ainda este ano. São maiores que o Grand Cherokee L, outro lançamento recente da marca americana.

Os dois modelos querem transformar-se na referência do segmento em espaço para pernas na segunda e terceira filas. A diferença entre os dois carros, que são do mesmo tamanho, está na qualidade dos detalhes do Grand Wagoneer, mais luxuosos e traz também motores mais potentes.

A base do Wagoneer é a mesma utilizada pela Ram 1500 e conta com chassis de travessas e longarinas, todavia conta com suspensão independente no eixo traseiro.

O interior é sumptuoso nos dois casos, todavia o Grand Wagoneer traz mais equipamento, outros pormenores e ecrãs maiores. O Grand Wagoneer tem a opção de um terceiro ecrã que pode ser encaixado diretamente em frente ao passageiro da primeira fila e acabamentos mais vistosos. Ao estilo dos seus antepassados, os novos Wagoneer possuem um volante de dois raios.

Ambos os modelos são de tração integral, embora o Wagoneer também esteja disponível com tração traseira. O Grand Wagoneer recebe suspensão pneumática de fábrica (opcional no Wagoneer), que possibilita um total de 250 mm de altura ao solo. Existem três sistemas de tração integral à escolha: Quadra-Trac I, II e III (com este último com caixa de redutoras e um diferencial traseiro eletrónico). Quanto a motores, o Wagoneer traz um V8 5.7 HEMI “mild hybrid” com 398 cv e 548 Nm acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, sendo que o Grand Wagoneer conta com os préstimos de um V8 6.4 com 478 cv e 617 Nm.

Ricardo Carvalho

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