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Esta é a quinta geração do Grand Cherokee, o popular modelo da Jeep que nesta nova geração tem um design diferenciado e muito imponente quando comparado com o do antecessor. Os restantes modelos da marca, como o Cherokee ou o Compass irão beber ao design deste novo modelo em futuras gerações.

Assim, dependendo do nível de equipamento escolhido, haverá LED´s diurnos integrados no para-choques. A isso junta farolins igualmente em LED de formato afilado. Existe opção de jantes até 21 polegadas, pela primeira vez.

A curiosidade é que este Grand Cherokee assenta na plataforma Giorgio, que a Alfa Romeo utiliza em modelos tão populares como no Giulia e no Stelvio.

O Grand Cherokee estará disponível a partir do verão com uma versão de três filas de bancos (com o nome Grand Cherokee L, que não estará disponível na Europa), e que será comercializada paralelamente com o modelo anterior pelo menos até à chegada da versão de cinco lugares da geração atual – prevista para o final de 2021 (essa sim, prevista para Europa).

Numa primeira fase, o modelo vai contar com o já conhecido motor 3.6 V6 Pentastar de 290 CV e com o 5.7 V8 Hemi de 357 CV. A caixa de velocidades em ambos é automática de oito relações. A médio-prazo será aposta uma versão híbrida plug-in e não está colocada de parte, para mais tarde, uma versão totalmente elétrica (uma vez que a plataforma assim o permite). O SUV tem versões 4×2 e 4×4.

O interior do novo modelo também evoluiu bastante, apresentando um novo sistema de infotainment UConnect 5 com ecrã tátil de 8,4 polegadas (com opção de 10,1”) de base Android, dotado de um processador cinco vezes mais rápido do que o anterior e compatível via wireless com os sistemas Apple Carplay e Android Auto.

Ricardo Carvalho

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