Revistacarros

Jeep mantém tradição dos concepts para o Easter Safari

O início do Easter Jeep Safari anual em Moab, no Utah, costuma trazer um alinhamento de protótipos “capazes de cumprir missões” da Jeep.

Para a edição de 2024 deste evento, que atrai entusiastas da Jeep de todo o país, o fabricante revelou quatro concepts – um número notavelmente menor em comparação com o ano passado, mas suficientemente intrigante para cativar a nossa atenção.
O alinhamento de protótipos da marca americana inclui o Vacationeer, que pode ser utilizado como uma campper van, o Wrangler Low Down com motor V8, o Wrangler 4xe Willys Dispatcher híbrido plug-in e o concept High Top baseado no Gladiator.
Todos estão equipados com um motor de combustão debaixo do capô – um Hurricane de seis cilindros, Pentastar V6, Hemi V8 e 4Xe PHEV – o que significa que, desta vez, não há nenhum EV “Magneto”. Curiosamente, o Wrangler com tema do exército que apareceu nos teasers oficiais não sapareceu para a festa.

O mais engraçado de todos é o Jeep Vacationeer, uma conversão do Grand Wagoneer para uma caravana de campismo, com uma especificação nostálgica e focada no todo-o-terreno. Pintado num tom Spearmint com um tejadilho branco e gráficos em madeira, o SUV exala um charme retro. É montado em jantes brancas de 18 polegadas com pneus BF Goodrich de 35 polegadas para terreno lamacento, oferecendo uma distância ao solo adicional de 38 mm e muita aderência em terrenos acidentados.
As modificações exteriores incluem guarda-lamas na cor da carroçaria, placas de proteção, luzes LED adicionais e um guincho Warn montado no para-choques dianteiro. De salientar a tenda montada no tejadilho, denominada RedTail Overland Skyloft, construída em fibra de carbono. Proporciona um espaço climatizado capaz de acomodar dois adultos, com grandes janelas que oferecem vistas panorâmicas.
O interior, concebido pelo designer de moda Kiel James Patrick, apresenta amplos acabamentos em madeira em todo o habitáculo, complementados por estofos em pele Tupelo com inserções de tecido personalizado nos bancos. Na parte de trás, encontrará uma área acolhedora para relaxar, com almofadas macias, malas vintage, um piso de carga forrado a cama e até um pequeno cato nos suportes para copos. Além disso, a cabina está ligada à tenda Skyloft através de uma entrada de passagem no tejadilho.
Não há alterações sob o capô, com o motor Hurricane de seis cilindros e 3,0 litros twin-turbo a produzir 517 CV e 678 Nm de binário.

 

O Jeep Wrangler Low Down inspira-se no conceito “Lower 40” introduzido em 2009, embora com um toque moderno, uma vez que é construído sobre a plataforma do Wrangler Rubicon 392. Mantendo-se fiel à postura “bigfoot” do original, ostenta um conjunto ainda maior de pneus para todo-o-terreno BF Goodrich Krawler de 42 polegadas montados em impressionantes jantes douradas de 20 polegadas. A capacidade off-road melhorada é conseguida através de uma combinação da suspensão stock e eixos Dana 60 melhorados.
O exterior é revestido com uma tonalidade profunda de Poison Apple Red, acentuada por gráficos brancos. Para-choques encurtados, remoção dos puxadores das portas traseiras e para-lamas de carbono mais largos com aberturas de ventilação integradas contribuem para o seu perfil elegante. Uma cúpula transparente no capot em carbono oferece uma visão do potente motor Hemi V8 de 6,4 litros, com 470 cv (346 kW / 477 PS) e 470 lb-pé (637 Nm) de binário. No interior, o Wrangler Low Down tem bancos em pele preta com inserções em tecido, um piso forrado a rinoceronte, uma capota de biquíni vermelha e um painel de instrumentos personalizado sem o sistema de informação e entretenimento.

 

O segundo modelo baseado no Wrangler é o Willys Dispatcher, concebido para invocar “a nostalgia do Jeep civil do início do pós-guerra”, embora com um grupo motopropulsor híbrido plug-in 4Xe mais ecológico sob o capot. O exterior com temática retro é pintado num tom verde Element 115 personalizado, com rodas de aço de 16 polegadas de cor creme calçadas com borracha Super Traxion de 36 polegadas. Outros complementos incluem o para-choques dianteiro personalizado com um guincho de aviso, a moldura do para-brisas em preto brilhante e as letras Willys gravadas nos lados do capot.
O habitáculo é igualmente nostálgico com a sua mistura de pele de sela e inserções em tecido houndstooth. A remoção dos apoios de cabeça pode parecer fixe, mas não podemos dizer que seja seguro. Por fim, o habitáculo está protegido das intempéries graças a uma capota de biquíni e a uma cobertura de vinil provenientes do catálogo da Jeep Performance Parts (JPP).

Por último, mas não menos importante, o High Top é baseado no Jeep Gladiator Rubicon. O modelo mantém o Pentastar V6 de 3,6 litros, mas apresenta uma série de atualizações exteriores, interiores e de chassis da Jeep Performance Parts e da Mopar.
A pick-up tem um acabamento em pintura metálica Ginger Snap com gráficos pretos contrastantes, complementado por um acabamento preto acetinado nas jantes de 18 polegadas KMC Grenade Crawl beadlock envolvidas em pneus BF Goodrich All-Terrain de 40 polegadas. Equipado com um para-choques dianteiro da American Expedition Vehicles, inclui um guincho warn, uma barra de proteção e LEDs adicionais. Esta configuração é reforçada por guarda-lamas planos, degraus eléctricos Rock Rail e um sistema de arrumação da cama do camião com fechadura Decked.
O chassis foi atualizado com eixos Dana 60 e a suspensão pneumática ajustável AccuAir para uma maior distância ao solo. No interior, encontramos bancos acolchoados e perfurados em pele Alea preta, pedais de alumínio, tapetes para todas as condições climatéricas e uma capota de sol que compensa a falta de um tejadilho.

 

Exit mobile version