Mais de um ano após a sua estreia no mercado europeu, a Jeep está a expandir a sua gama Avenger com a adição da variante 4xe.
Esta é a primeira e (atualmente) única versão com capacidade AWD do mais pequeno SUV da marca americana na Europa, graças a uma configuração híbrida moderada com dois motores elétricos.
Ao contrário de outros modelos 4xe da gama global da Jeep, o Avenger 4xe não é um híbrido plug-in. Em vez disso, combina um familiar motor turbo de 1,2 litros e três cilindros de origem Stellantis que debita 136 CV, com um sistema híbrido ligeiro de 48 Volts e dois motores elétricos, cada um com 29 CV.
A potência é transmitida às quatro rodas através de uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades e de um “sistema inteligente de tração integral” que proporciona uma divisão permanente de 50:50 a baixas velocidades. Quando ultrapassa os 30 km/h, o motor elétrico traseiro entra em modo de espera para uma maior eficiência, antes de se desligar completamente a velocidades superiores a 90 km/h.
Tal como acontece com o resto da gama do Avenger, o condutor tem acesso a quatro modos de condução Selec Terrain – Auto, Snow, Sand&Mud e Sport. Este último permite que o Avenger 4xe acelere dos 0-100 km/h em 9,5 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 194 km/h, que é 10 km/h superior à do FWD e-Hybrid.
Os engenheiros da Jeep também modificaram o chassis para melhorar as capacidades fora de estrada. Especificamente, o Jeep Avenger 4xe possui uma suspensão traseira Multilink e está 10 mm mais alto em comparação com as versões FWD. De série, as jantes de liga leve pretas estão equipadas com pneus M+S.
Para além dos pneus mais aderentes e da maior distância ao solo de 210 mm, o 4xe apresenta vários toques de estilo únicos que o distinguem do resto da família Avenger. A caraterística de destaque é o para-choques dianteiro redesenhado, que inclui um revestimento protetor adicional e faróis de nevoeiro montados mais alto.
O pequeno SUV também vem equipado de série com barras de tejadilho para transportar equipamento extra, acabamento anti-riscos nos para-choques, um autocolante mate opcional para o capot e um gancho de reboque traseiro para navegar em terrenos difíceis.
No interior, a Jeep optou por materiais “completamente laváveis” e “duas vezes mais duráveis” para os estofos, mantendo-se fiel ao carácter robusto e exterior do acabamento 4xe.
O Jeep Avenger 4xe estará disponível para encomenda na Europa no quarto trimestre de 2024, nas versões Upland e Overland. Embora a Jeep ainda não tenha anunciado os preços, é seguro assumir que o 4xe será mais caro do que as versões FWD-only ICE, mild-hybrid e totalmente elétrica.