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Uma velocidade máxima de 410 km/h, um design aerodinâmico calibrado ao milímetro e tecnologia de motor para ganhar corridas definem o Jaguar Vision Gran Turismo SV, o último bólide virtual totalmente elétrico desenvolvido para o jogo Gran Turismo e transferido para o mundo real como modelo à escala real.


Concebido para ser o expoente máximo dos bólides para provas virtuais de resistência, o Jaguar Vision GT SV presta homenagem à sua linhagem ilustre não apenas com referências de estilo e aparência, como também com cores distintas de competição que evocam momentos históricos como as estreias em Le Mans do C-Type e do D-Type em 1951 e 1954, respetivamente.

A estrutura de carroçaria em material compósito, muito leve e aerodinâmica, incorpora agora quatro motores elétricos concebidos pelas equipas da Jaguar Racing e SV (o Coupé dispunha apenas de três).
Em conjunto, desenvolvem uma potência de 1.903 CV (1.400 kW) e 3.360 Nm de binário instantâneo com as vantagens de tração e dinâmica da tração integral inteligente, e a distribuição de binário. Acelera de 0 a 96 km/h em apenas 1,65 segundos e atinge uma velocidade máxima de 410 km/h.

O novo modelo mede 5.540 mm de extremo a extremo, pelo que é 861 mm mais longo para maximizar a aerodinâmica. Novidades como o splitter dianteiro e o spoiler traseiro articulado conseguem aumentar a aderência para melhorar a estabilidade a velocidade elevada e aumentar a tração para curvas mais rápidas no GT SV.

Normalmente é complicado aumentar a aderência e minimizar a resistência em simultâneo, mas a equipa da SV trabalhou em parceria com os designers da Jaguar para desenvolver uma gama completa de características que são conjugadas para otimizar a dinâmica, a estabilidade, o desempenho e a eficiência.

Em complemento a um splitter mais largo e eficaz que gera aderência no eixo dianteiro, as aberturas do painel inferior dianteiro direcionam o ar para o exterior das rodas dianteiras, reduzindo a turbulência e auxiliando o ar a fluir de forma limpa para traseira do veículo. O ar que flui sobre as cavas das rodas flui também suavemente para trás graças às grelhas de saída.

Os engenheiros da Jaguar Racing tiveram a seu cargo o desenvolvimento do extraordinário sistema de propulsão elétrico de quatro motores do GT SV. Desenharam também o sistema do primeiro Jaguar Vision GT, tirando partido dos seus conhecimentos e experiência com o Jaguar I-TYPE adquiridos ao longo de seis temporadas consecutivas.

O trabalho foi repartido em duas fases principais: foi incorporado um segundo motor de 407 CV (300 kW) no eixo dianteiro para disponibilizar o aumento necessário de potência e binário. De seguida, o sistema de gestão térmica foi otimizado para suportar cargas superiores e assegurar que a condução constante a velocidades elevadas e a aceleração extrema se mantêm durante toda a prova de resistência.

O sistema de propulsão do GT SV inclui um motor para cada roda, desenvolvendo uma potência combinada de 1.903 CV (1.400 kW) e 3.360 Nm de binário. Cada motor tem a sua própria caixa de uma velocidade, concebida para proporcionar a resistência e robustez exigida pelos elevados valores de binário, níveis mínimos de massa e fricção que otimizam a eficiência e uma velocidade máxima de 410 km/h.

Ricardo Carvalho

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