A Jaguar Land Rover anunciou que as suas modernas instalações de produção em Nitra, na Eslováquia, vão começar a produzir automóveis 100% elétricos. A medida surge no seguimento da estratégia Reimagine da empresa, a qual permitirá à JLR lançar um total de nove modelos puramente elétricos até 2030.
“É com grande entusiasmo que anuncio que a nossa fábrica de Nitra, com tecnologia de ponta, irá produzir veículos elétricos esta década, como parte da nossa estratégia de eletrificação. É um voto de confiança nos 5000 trabalhadores altamente qualificados e dedicados da fábrica e uma demonstração do papel fundamental que Nitra desempenha no nosso sucesso atual. Gostaria também de agradecer aos nossos fornecedores por se terem estabelecido connosco em Nitra para apoiar os nossos aumentos de produção”, Barbara Bergmeier, Executive Director of Industrial Operations da JLR.
O investimento de 15 mil milhões de libras durante os próximos cinco anos tem como objetivo concretizar o plano de eletrificação da JLR e, ao mesmo tempo, alcançar a neutralidade de carbono até 2039. Os nove modelos anunciados permitirão eletrificar as marcas de luxo Range Rover, Defender, Jaguar e Discovery.
“Este dia representa um marco para a nossa fábrica, que tem vindo de vento em popa desde o início da produção há cinco anos. Temos conseguido adaptar-nos às mudanças, com a introdução do Defender 130 e a passagem de dois para três turnos para aumentar a produção de 2000 para 3000 veículos por semana. A notícia de que iremos produzir veículos elétricos é a confirmação do nosso papel fundamental na estratégia Reimagine”, Guillermo Mancholas, Operations Director da JLR Nitra.