A Jaguar Land Rover estabeleceu uma parceria com a Off Grid Energy para desenvolver uma unidade de armazenamento de energia com zero emissões graças à segunda vida das baterias do Jaguar I-PACE.
O sistema de armazenamento de energia (ESS, pela sua sigla em inglês) de bateria móvel gridtogo™, que incorpora células de iões de lítio das baterias do Jaguar I-PACE obtidas de protótipos e veículos de testes e engenharia, fornece energia com zero emissões quando o acesso à rede elétrica é limitado ou não está disponível.
Esta parceria é o primeiro passo nos planos da Jaguar Land Rover para criar novos modelos empresariais de economia circular para as baterias dos veículos. Integrado no seu compromisso para neutralidade nas emissões de carbono antes de 2039, a empresa irá implementar programas que deem uma segunda vida e novas utilizações às baterias dos seus veículos elétricos.
As baterias da Jaguar Land Rover foram concebidas em conformidade com as normas de segurança mais exigentes, pelo que podem ser utilizadas de forma segura posteriormente e em situações de energia baixa quando a vida útil da bateria for inferior aos requisitos exigentes de um veículo elétrico. O fornecimento das baterias recuperadas para aplicações fixas, como armazenamento de energia renovável, poderá exceder 200 gigavolts/hora antes de 2030, o que irá gerar um valor global superior a 30.000 milhões de dólares.
Este sistema topo de gama pode disponibilizar até 125 kW, uma potência mais do que suficiente para carregar integralmente o amplamente galardoado SUV de alta performance totalmente elétrico I-PACE da Jaguar ou para fornecer a energia consumida numa casa média durante uma semana. Off Grid Energy reutiliza diretamente até 85 % das baterias de veículos fornecidas pela Jaguar Land Rover em conjunto com a unidade de armazenamento, incluindo módulos e cablagem. Os restantes materiais são reciclados e reenviados à cadeia fornecimento.
A unidade, que pode ser carregada com os painéis solares da Off Grid Energy, é uma solução independente composta por um sistema de baterias conectado a um conversor bidirecional e aos sistemas de gestão de controlo derivados. Disponíveis para aluguer comercial, as unidades integram ligações de carregamento para veículo elétrico Type 2 com controlo dinâmico e uma potência de até 22 kW CA para carregar veículos elétricos.