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Jaguar E-Type está de regresso com pára-brisas aquecido e rádio com Bluetooth

À medida que a Jaguar vai mudando para a gama elétrica, a marca deixa basicamente de fabricar automóveis com motores de combustão.

No entanto, se desejar ter um veículo a gasolina antigo, recém-construído, com o “Jaguar” no capô, o departamento Jaguar Classic pode produzir um a partir do zero. Neste caso, um “cliente leal e exigente do Sudeste Asiático” pretendia um par de E-Type.

Foi assim que nasceu a versão Commemorative, 50 anos após o fim da produção do icónico roadster. Utilizando os projetos originais do Série I de 1961 até ao Série III lançado uma década mais tarde, a Jaguar Classic construiu a dupla E-Type Commemorative a partir do zero. O par inspira-se especificamente na Commemorative Edition, uma versão especial de 50 unidades vendida em 1974 para assinalar o fim da produção. Um deles tem acabamento em verde Signet e o outro em preto Opal, numa alusão às cores oferecidas há meio século, mesmo antes do desaparecimento do E-Type.

Estes são os únicos E-Type verdadeiramente novos construídos desde então, uma vez que os projetos anteriores foram restauros de carros existentes. A potência provém de um motor de 3,8 litros em linha de seis cilindros, mas agora com injeção eletrónica de combustível em vez dos carburadores triplos originais. Além disso, a antiga caixa manual de quatro velocidades deu lugar a uma unidade mais moderna de cinco velocidades. A Jaguar Classic afirma que foram necessárias mais de 2000 horas para implementar todas as atualizações no veículo clássico. Outras alterações incluíram um para-brisas aquecido e até um rádio com Bluetooth.

Para além das alterações por baixo da pele deslumbrante, o E-Type Commemorative tem bancos em pele castanha Bridge of Weir. Os estofos tecidos à mão nunca foram oferecidos antes pela Jaguar Classic e são complementados por acabamentos em pele preta e castanha. A pièce de résistance é visível na consola central em alumínio anodizado, onde se encontra uma gravação de uma planta do E-Type Série I.

A Deakin & Francis, o joalheiro mais antigo da Grã-Bretanha, foi responsável pelos pormenores em prata maciça e ouro de 18 quilates. Noutros locais, foi utilizada prata serrilhada para os interruptores do painel de instrumentos. O interior do coupé assemelha-se a uma obra de arte, combinando os materiais mais requintados que a Jaguar Classic conseguiu encontrar.

Quanto é que os automóveis custaram? A Jaguar não diz, mas certamente muito mais do que o E-Type Reborn lançado em 2017 por cerca de 300 mil euros. Em 2021, a Jaguar Classic revisitou, mais uma vez, o que muitos afirmam ser o carro mais bonito do mundo com a E-Type 60 Collection para celebrar seis décadas desde a estreia do Série I. A versão especial consistia em seis coupés e seis roadsters que também foram exaustivamente restaurados, fazendo eco dos carros de lançamento do Salão Automóvel de Genebra de 1961.

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