A Jaguar tem vindo a renovar toda a sua gama para 2021. Depois de ter renovado os modelos XE, XF e XJ, bem como I-Pace e F-Pace, chegou a vez do mais pequeno SUV da gama, o E-Pace.
A atualização é subtil, mas suficiente para tornar o SUV compacto da Jaguar mais apelativo, tanto do lado de fora como do lado de dentro. Debaixo do capô surgem ainda diversas novidades mecânicas, a gasóleo, gasolina e inéditas opções híbridas.
Sendo um dos mais procurados modelos da Jaguar, o novo E-Pace é uma combinação única de design, agilidade e condução dinâmica.
Do lado de fora encontramos novos faróis LED, assinatura de luzes renovada e uma grelha redesenhada com acabamento cromado. A marca britânica redesenhou ainda as entradas de ar laterais que também contam com um perfil cromado ou preto.
Mas é no interior que se encontram as maiores alterações. No E‑Pace tudo tem um objetivo específico, emanando estilo e sofisticação. O tablier é novo, recai sobre um ecrã tátil de 11,4″ e é o centro do novo sistema multimédia de entertenimento Pivi Pro que é compatível com Android Auto e Apple Car Play. O próprio volante e o comando da caixa foram redesenhados e surgem agora mais modernos, ergonómicos e estilizados. A instrumentação está mais fluída e é agora composta por um ecrã digital de 12,3″ que é totalmente configurável e que neutraliza o brilho do sol.
As mudanças no habitáculo não se ficam por aqui e incluem a adoção de materiais acolchoados nas zonas de contacto dos joelhos com a consola central, mas também o retrovisor interior com tecnologia ClearSight, que exibe as imagens da câmara traseira grande angular de alta definição. Há ainda outras novidades que não são visíveis, mas que são eficazes. Passa a existir um novo sistema de filtragem do ar do habitáculo e novos ponto de fixação da suspensão dianteira.
Motores para todos os gostos
Um equilíbrio único entre agilidade e conforto de condução. Com uma vasta gama de novos motores melhorados, incluindo novas tecnologias híbridas, haverá um que se adapta a si.Destaque para a gama de motores que também foi alvo de uma renovação completa. Assim, passam a existir opções a gasolina com sistema híbrido ligeiro (MHEV), a gasóleo (algumas escolhas com sistema de hibridação ligeira) e uma alternativa híbrida plug-in.
Nas opções a gasolina, todas com tecnologia mild-hybrid e caixa automática, assentam num bloco 1.5 turbo de 160 cv (versão P160 com tracção dianteira),2.0 turbo de 200 cv (tracção integral), 2.0 turbo de 249 cv (tracção integral) e 2.0 turbo de 300 cv (tracção integral).
Para além disso passa a existir uma nova versão híbrida plug-in que dispõe do motor 1.5 de três cilindros, ao qual se junta um motor elétrico de 80 kW instalado no eixo traseiro, para uma potência combinada de 309 cv e um binário máximo de 540 Nm. A versão P300e dispõe de uma bateria de 15kWh de capacidade, que permite uma autonomia em modo 100% elétrico de até 55 km.
Mas ainda há mais. Para além da nova motorização híbrida plug-in, o Jaguar E-Pace conta igualmente com opções Diesel equipadas com um bloco de 2.0 litros de quatro cilindros turbo com 163 CV acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e tração dianteira. A esta motorização, a única que não recorre a qualquer tipo de eletrificação, juntam-se ainda dois outros Diesel, um bloco 2.0 litros turbo com o sistema mild hybrid, que debita 163 cv ou 204 cv e que estão associados a uma caixa automática de nove velocidades e tração integral.
Em estrada, o Sistema Dinâmico Adaptativo opcional proporciona uma dinâmica de condução precisa e flexível, através da monitorização da posição do volante e dos movimentos da carroçaria. Os amortecedores ajustam a suspensão para proporcionar sempre o equilíbrio ideal entre conforto, requinte e agilidade.
O novo E-Pace já está disponível nas versões de acabamento, Standard, S, SE, R-Dynamic Base, R-Dynamic S e R-Dynamic SE.
O novo Jaguar E-Pace é um equilíbrio único entre agilidade e conforto de condução. Com uma vasta gama de motores melhorados, incluindo novas tecnologias híbridas, haverá sempre um que se adapta a si.