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A Jaguar revelou a sua identidade de marca renovada, marcando o início da sua era de veículos elétricos. A marca britânica apresentou o seu novo logótipo antes da revelação, a 3 de dezembro, do Jaguar Design Vision Concept – um precursor de um estilizado coupé de 4 portas, que será produzido em 2025.

A empresa afirma que a reinvenção se baseia na filosofia do seu fundador, Sir William Lyons, que declarou a famosa frase: “Um Jaguar não deve ser uma cópia de nada”. A linguagem de design e os gráficos atualizados pretendem comunicar a transformação da Jaguar, tanto a nível estilístico como em termos da sua ambição de recuperar o seu lugar no mercado de luxo.

A identidade renovada gira em torno de quatro elementos centrais de design. O primeiro é o “Device Mark”, um novo logótipo minimalista apresentado num tipo de letra distinto, notável pela sua simetria e contenção. Depois vem o “Strikethrough”, um motivo gráfico horizontal que parece destinado a deixar a sua marca (trocadilho intencional) em modelos futuros. Depois temos as “Cores Exuberantes”, que mostram a associação da Jaguar com a arte. Por fim, as “Makers Marks” são dois símbolos – o tradicional leaper da Jaguar e um novo monograma que incorpora a letra j (e, possivelmente, r, embora não possamos ter a certeza, uma vez que, com aquele tipo de letra, é basicamente um “j” invertido).

Estas atualizações visuais serão lançadas no próximo veículo concetual e serão aplicadas ao trio de veículos de produção totalmente elétricos que a Jaguar prometeu lançar antes de 2030. Gerry McGovern, Diretor de Criação da Jaguar, afirmou: “Esta é uma reimaginação que recupera a essência da Jaguar, devolvendo-lhe os valores que a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para um público contemporâneo. Estamos a criar a Jaguar para o futuro, restaurando o seu estatuto como uma marca que enriquece a vida dos nossos clientes e da comunidade Jaguar.”

O Diretor de Criação da Jaguar, Gerry McGovern, descreve este rebranding como um regresso às raízes da marca, com os olhos postos no futuro. “Esta é uma reimaginação que recupera a essência da Jaguar, devolvendo-a aos valores que a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para um público contemporâneo”, disse ele. “Estamos a criar a Jaguar para o futuro, restaurando o seu estatuto como uma marca que enriquece a vida dos nossos clientes e da comunidade Jaguar.”

Entretanto, o Diretor-Geral Rawdon Glover considerou a transformação um “reinício completo”, acrescentando que a equipa tinha de ser “destemida” na sua execução.
Para acompanhar a revelação do Jaguar Design Vision Concept, a marca irá organizar uma série de exposições em galerias em Miami, em dois locais distintos. As exposições apresentarão obras de “artistas emergentes inovadores que partilham o seu espírito de ‘Não copiar nada’.

 

Ricardo Carvalho

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