O concept Jaguar C-X75 de 2010 pode nunca ter chegado a ser produzido, mas há quatro exemplares sobreviventes do filme Spectre, de James Bond, de 2015, nas mãos de colecionadores.
A empresa britânica Callum, fundada pelo designer do C-X75, realizou a remodelação de um segundo automóvel do filme, incluindo aperfeiçoamentos exteriores, aerodinâmica ativa, uma unidade de tração reestruturada e um habitáculo revisto.
O novo projeto surge na sequência da primeira encomenda de fevereiro de 2024, o que significa que dois dos quatro protótipos do C-X75 já receberam o tratamento Callum, resultando num estatuto de legalidade para as ruas. A nova construção – baseada no unidade 001 – é considerada a mais refinada até à data, graças a uma vasta gama de modificações.
Ian Callum descreveu o Jaguar C-X75 como “aquele que escapou”, acrescentando que está “a transbordar de potencial por realizar”. Quanto à nova conversão, o designer afirmou: “Combinámos os desejos do cliente com soluções cuidadosamente concebidas para levar o C-X75 à conclusão totalmente satisfatória que sempre mereceu.”
A equipa passou mais de 1.000 horas a aperfeiçoar a carroçaria. As folgas dos painéis foram reduzidas e o carro foi repintado em Willow Green. Outros pormenores incluem os contornos das janelas em alumínio escovado, a grelha em metal polido, o tampão de enchimento feito à medida e os detalhes em fibra de carbono na traseira. Por fim, os farolins traseiros foram melhorados em termos de difusão da luz e foi gravado um emblema do C-X75 no tubo de escape.
As alterações efetuadas por Callum não se limitaram a tornar o supercarro mais bonito. Diz-se que um novo pacote de aerodinâmica ativa aumenta a estabilidade e a manobrabilidade, ao mesmo tempo que adiciona uma função de travão pneumático. As jantes de liga leve de 20 e 21 polegadas do protótipo foram mantidas.
Passando ao interior, o habitáculo espartano do carro do filme foi transformado num espaço luxuoso, moderno e confortável. O painel de instrumentos, a consola central e os interruptores foram redesenhados, juntamente com um volante personalizado e novos bancos de balde. Estes últimos são estofados em pele Bridge of Weir, com tons de verde escuro e creme.
Os comandos rotativos táteis na consola central inclinada incluem ecrãs tácteis integrados, sendo todas as outras funções controladas por um painel montado no tejadilho. A tecnologia foi actualizada com uma base de carregamento sem fios, integração Apple CarPlay, um sistema de som personalizado e um espelho retrovisor digital. Mais importante ainda, os engenheiros da Callum adicionaram um sistema de ar condicionado e melhoraram os níveis de NVH do supercarro.
O Jaguar C-X75 mantém o motor V8 de 5,0 litros sobrealimentado original, que agora está acoplado a uma nova transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades, que envia a potência para as rodas traseiras. O novo software e a nova eletrónica tornam o supercarro mais utilizável na condução quotidiana, com um modo desportivo mais dinâmico disponível mediante comando. Este último torna mais nítidas as mudanças de velocidade e a resposta do acelerador, ao mesmo tempo que torna o escape mais ruidoso.
A configuração da suspensão foi ajustada após testes exaustivos. Além disso, foi adicionado um sistema hidráulico de elevação frontal, que permite ao supercarro passar por rampas íngremes ou lombas sem raspar a parte inferior da carroçaria.