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Já são dois os construtores chineses no top 10 das vendas mundiais

Há grandes novidades no ranking mundial de automóveis vendidos no terceiro trimestre de 2024: a China colocou dois dos seus construtores entre os dez primeiros.

Mas vamos por partes, entre julho e setembro, os mercados mundiais venderam cerca de 22 milhões de unidades, menos 2,7%, e enquanto a Europa, os EUA e a maioria dos países emergentes enfrentaram tempos difíceis, a China continuou a ganhar terreno com as suas marcas ambiciosas.
De acordo com os dados oficiais divulgados pelos fabricantes mundiais de automóveis, a Toyota continuou a liderar a classificação mundial no terceiro trimestre, com 2,74 milhões de unidades (uma quota de mercado de quase 13%), mas registou uma descida homóloga de 3,8% no terceiro trimestre de 2023, em resultado dos problemas de procura na China. As segunda, terceira, quarta e quinta posições também continuaram a ser ocupadas pelas empresas “habituais”.

O Grupo Volkswagen manteve a segunda posição com 2,18 milhões de unidades, menos 7,1%. A Hyundai Motor Company (incluindo a Kia) manteve-se em terceiro lugar, com 1,78 milhões de unidades, o que representa uma redução de 2,6%. Ambas as empresas foram afectadas pela evolução da procura na China, onde os consumidores continuam a preferir as marcas locais.

Por fim, o top 5 é completado pela Stellantis e pela General Motors, que registaram, no entanto, quedas de dois dígitos. Em particular, a Stellantis registou o pior declínio anual entre os 20 principais fabricantes, uma vez que enfrenta problemas significativos de procura na América do Norte e na Europa, os seus dois principais mercados, e uma concorrência crescente das marcas chinesas na América do Sul.

No terceiro trimestre de 2024, a BYD ficou em sexto lugar com 1,13 milhões de unidades vendidas, um crescimento impressionante de 38%. A multinacional continua a aumentar a sua quota de mercado no país e no estrangeiro graças a uma vasta gama de produtos, incluindo modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in. Em termos de volumes de automóveis com emissões zero, a BYD ficou apenas 19.500 unidades atrás da Tesla no terceiro trimestre.

Na verdade, os volumes da BYD durante o terceiro trimestre foram tão elevados que ficaram muito próximos dos registados pela Stellantis (1,17 milhões) e pela GM (1,15 milhões). O construtor chinês ficou apenas 12 108 unidades atrás da GM e quase 40 000 unidades à frente da Ford. Se continuar a registar bons resultados, poderá ultrapassar a Honda, a Ford e provavelmente a GM até ao final de 2025.

A outra surpresa foi ver o Grupo Geely (que inclui a Volvo e a Polestar) entre os dez primeiros. Com 811 800 unidades vendidas, conseguiu ultrapassar a Nissan e desalojar a Suzukina classificação. A Geely está a fazer grandes progressos com as suas mais recentes marcas chinesas, como a ZEEKR, Lynk & Co e Geely Galaxy, e é também o único fabricante chinês presente nos EUA com as suas marcas Volvo e Polestar.

Pela primeira vez, os construtores automóveis chineses venderam mais automóveis do que os construtores automóveis europeus. De acordo com os dados, os primeiros registaram um total de 5,07 milhões de matrículas, um aumento de 10%, enquanto os segundos viram os seus volumes caírem 11% para 4,99 milhões de unidades.
Isto significa que a quota de mercado global das marcas chinesas aumentou de 20,8% no terceiro trimestre de 2023 para 23,6% no mesmo período de 2024, em contraste com a perda de quota de mercado registada pelos fabricantes de automóveis japoneses, europeus, americanos e coreanos.

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