34 anos e mais de 1,8 milhões de unidades produzidas, o icónico motor de seis cilindros da Volkswagen deixou oficialmente de ser produzido.
Na Europa, o VR6 já tinha sido descontinuado há vários, mas continuava a estar disponível na China, o único mercado onde ainda era possível comprar carro novo com este fantástico motor.
O porta-voz da VW, Andreas G. Schleith confirmou a informação através do seu LinkedIn. «O último motor VR6 foi montado em 12 de dezembro de 2024. Em produção há quase 34 anos, o motor estreou no Salão do Automóvel de Genebra, em 1991, no Golf de terceira geração. Desde então, quase 1,87 milhão de motores foram montados. O VR6 passou a equipar muitos produtos VW: Corrado, Beetle, Passat, Vento/Bora/Jetta, Touareg, Phaeton, Transporter, Eos, CC e Sharan», pode ler-se.
O VR6 também foi usado em muitos modelos de outras marcas do grupo, como o Porsche Cayenne, Audi Q7, Audi TT, SEAT Leon, SEAT Alhambra e o Skoda Superb.
O que tinha de especial?
Muitas vezes se descreveu o VR6 da VW como um V6, mas há diferenças. Apesar da conceção similar, as linhas de cilindros formam um “V” com um ângulo de apenas 10.6° ou por 15°, com contrário dos tradicionais ângulos de 45°, 60°, ou 90°. Foi projetado especificamente para ser usado transversalmente em veículos de tração dianteira.
A pergunta é, como conseguiu sobreviver tanto tempo? Era um motor pequeno, mas enérgico, uma solução que só se tornaria obsoleta com a proliferação das mecânicas de quatro cilindros em linha turboalimentadas, com melhor economia de combustível.