Revistacarros

IVECO assume todos os modelos da Nikola, elétricos e FCEV

A IVECO anunciou que irá produzir e comercializar os seus veículos pesados (HD = Heavy Duty) elétricos a bateria e a pilha de combustível sob a marca IVECO.

Esta decisão surge na sequência da comunicação do Grupo, em junho passado, da aquisição da totalidade da empresa alemã resultante da antiga parceria Nikola Iveco Europe, passando a ser proprietária exclusiva da mesma.

Os veículos IVECO HD BEV (Veículo Elétrico a Bateria) e IVECO HD FCEV (Veículo Elétrico a Célula Combustível) contam com um eixo elétrico desenvolvido e produzido conjuntamente com a FPT Industrial, marca do Iveco Group especializada em grupos propulsores, e dispõem de baterias fornecidas pela Proterra e tecnologia de células de combustível e componentes-chave da Bosch. Estes veículos elétricos desenvolvidos de raiz baseiam-se na plataforma do camião IVECO S-Way, a qual foi especificamente redesenhada de modo a poder suportar ambas as tecnologias de propulsão (célula de combustível e bateria), graças a uma arquitetura modular.

O IVECO HD BEV tem uma autonomia de até 500 km. Possui uma bateria com uma capacidade total de 738 kWh (9 packs) com uma potência de carregamento até 350 kW, o que permite missões de entrega hub-to-hub, uma vasta gama de aplicações regionais e até missões que exijam quilometragens prolongadas com possibilidades de carregamento durante as paragens obrigatórias do condutor.
A configuração Artic 4×2 será a primeira a entrar no mercado europeu no último trimestre de 2023.

O IVECO HD FCEV apresenta uma autonomia de até 800 km. Com um tempo de reabastecimento rápido, inferior a 20 minutos, é a solução perfeita para missões de longo curso nos transportes pesados de mercadorias. Pode acomodar 70 kg de energia utilizável de H2 a 700 bar de pressão. Graças à sua maior quilometragem em comparação com um veículo elétrico, será um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de gases escape.
As primeiras unidades do IVECO HD FCEV serão entregues em França, na Suíça e na Alemanha no final de 2023, tal como previsto no projeto europeu H2Haul, co-financiado pela Parceria para o Hidrogénio Limpo, que visa acelerar a implantação de soluções de hidrogénio na indústria dos transportes de mercadorias e permitir o desenvolvimento do mercado de camiões a células de combustível em grande escala ao longo dos próximos anos.

Ambos os veículos são produzidos na fábrica de Ulm, a unidade multimarca do Grupo Iveco na Alemanha. Os veículos serão comercializados e assistidos pela vasta rede de concessionários IVECO, que conta com 254 pontos de venda em toda a Europa.

Exit mobile version