O novo Tesla Model Y Juniper 2025 está prestes a ser lançado. Elon Musk prometeu novos recursos importantes. E isto é o que já sabemos.
Será, sem dúvida, uma das novidades mais importantes de 2025. E não porque seja um carro completamente novo. De facto, o Tesla Model Y Juniper é, basicamente, um restyling de meio de ciclo de vida. No entanto, esta atualização será tão abrangente que são esperadas alterações e inovações em quase todas as áreas do veículo.
A atualização do Tesla Model Y tem sido notícia há já vários meses. Estava originalmente previsto para ser apresentado no ano passado, mas foi o próprio Elon Musk que foi responsável por acalmar as águas e confirmar que a sua estreia teria lugar em 2025. Estamos a poucas semanas da sua apresentação e há muito que falar.
E não é de admirar. O Tesla Model Y é o carro mais importante da marca americana em termos de vendas. É também um verdadeiro sucesso no mercado, sendo o carro mais vendido do mundo em 2023 graças ao seu popular formato SUV e ao que oferece em termos de desempenho e equipamento dentro da sua gama de preços.
NOVO ATÉ NO NOME
A atualização do Model Y trará consigo um novo nome: Juniper. Isto não é nada de novo. Na verdade, a marca já o fez com o seu irmão, o Tesla Model 3 Highland, que depois de receber o restyling há alguns meses, também recebeu o apelido “Highland” como forma de o diferenciar do modelo original lançado em 2017.
Voltando ao SUV elétrico da Tesla, muitas fontes falam de uma grande mudança em termos de design. Diz-se que a sua dianteira será inspirada no controverso Tesla Cybertruck. Não terá uma carroçaria em alumínio escovado ou formas retas e arrojadas, mas terá uma frente com um conjunto de luzes LED que percorrerá toda a largura do veículo.
‘ARES’ DE 3 e CYBERTRUCK
Os faróis principais, que serão inspirados nos do Model 3, serão de imediato identificáveis, mas apresentarão uma nova faixa de luz horizontal como no Cybertruck. Na traseira, este estilo será replicado nos novos faróis traseiros, com uma linha de LED a uni-los em toda a largura da tampa da bagageira.
Esperam-se outras novidades na carroçaria, tais como novas opções de pintura, para-choques ligeiramente atualizados e novos design de jantes.
Além disso, haverá uma versão Performance, prevista para o final de 2025, que contará com vários elementos aerodinâmicos destinados a otimizar o desempenho. Por outro lado, as inovações interiores centrar-se-ão sobretudo nos materiais e acabamentos.
A Tesla quer dar ao Model Y 2025 um habitáculo mais premium, pelo que vai optar por materiais de maior qualidade e melhores acabamentos. O conforto será também uma prioridade, pelo que contará com melhorias acústicas nas janelas e ajustes na suspensão.
Outras novidades no habitáculo incluirão um ecrã tátil principal de 15,4 polegadas, um ecrã adicional de 8 polegadas para os passageiros traseiros, que proporcionará entretenimento e acesso ao controlo da climatização, carregadores sem fios para dispositivos móveis e um novo sistema de iluminação ambiente totalmente personalizável.
A versão Performance, por outro lado, adicionará novos amortecedores adaptativos que otimizarão o comportamento dinâmico da versão mais potente do Tesla Model Y 2025.
Mecanicamente, existirão alterações destinadas a melhorar a eficiência, tanto em termos de consumo de combustível como de autonomia homologada. Fala-se de uma nova bateria de 95 kWh que permitirá ao Model Y Long Range de tração traseira atingir até 700 quilómetros de autonomia sem necessidade de parar para recarregar.
As atualizações de software, por outro lado, continuarão a ser fundamentais para o Tesla Model Y Juniper 2025. Desta forma, a marca poderá implementar melhorias em todos os sistemas tecnológicos do veículo, dando prioridade às funções evoluídas do sistema de condução semi-autónoma Autopilot.
A produção do renovado Tesla Model Y está agendada para as primeiras semanas de 2025, pelo que a revelação do novo modelo deverá estar iminente. Finalmente, o preço de venda ainda é um mistério, mas não deverá ser muito mais caro do que o modelo atual, que em Portugal é vendido a partir de 44.490 euros na sua versão de entrada.