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A Volkswagen iniciou uma colaboração com a start-up alemã Revoltech GmbH, de Darmstadt. O objetivo é investigar e desenvolver materiais sustentáveis à base de cânhamo industrial.

Estes materiais poderão ser utilizados como revestimentos sustentáveis nos modelos da Volkswagen a partir de 2028. O material, fabricado a partir de cânhamo 100% biológico, utiliza resíduos da indústria regional de cânhamo. Pode ser produzido em fábricas industriais já existentes e convertido em composto no final da vida útil de um automóvel. As primeiras apresentações deste material inovador já receberam uma resposta muito positiva e elogios por parte dos clientes.


Em colaboração com a start-up Revoltech GmbH, a equipa de pré-desenvolvimento da marca Volkswagen está a trabalhar numa inovação material para substituir a imitação de couro. Este material, feito a partir de cânhamo industrial cultivado para a indústria alimentar, é um revestimento monocamada totalmente natural e 100% biológico, denominado LOVRTM (as letras representam leather-free, oil-free, vegan e residue-based), desenvolvido especificamente para a indústria automóvel.

São combinadas fibras de cânhamo com uma etiqueta totalmente biológica através de uma tecnologia especial e processados para se tornarem um material de superfície. Este material com ciclo de vida circular é proveniente de campos de cânhamo regionais e é totalmente reciclável ou compostável quando atinge o fim da sua vida útil. Produzido a partir de resíduos da indústria do cânhamo que já não têm utilidade, pode também ser produzido em fábricas industriais já existentes, permitindo uma rápida adaptação à produção em grande escala.

Os departamentos de Tecnologia de Materiais, Design e Desenvolvimento de Componentes da Volkswagen, juntamente com a Volkswagen Group Innovation e com a start-up Revoltech GmbH, estão a reunir os seus conhecimentos para incorporar o maior número possível de contributos no trabalho de desenvolvimento. Estão a identificar possíveis aplicações em parceria com o Desenvolvimento de Componentes, com a previsão de integrar o material em projetos automóveis a partir de 2028. O material já recebeu um feedback extremamente positivo em inquéritos realizados aos clientes.

Ricardo Carvalho

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