A Mazda Motor Corporation realizou na passada 2ªF (18 de Abril) uma cerimónia que marcou o início da produção em massa do novo crossover SUV Mazda CX-60 na Fábrica de Hofu No. 2, sita na província japonesa de Yamaguchi.
Durante a cerimónia, Akira Marumoto, Diretor Representativo, Presidente e CEO da Mazda, e Satoru Harada, Presidente do Comité Executivo do Sindicato dos Trabalhadores da Mazda, proferiram os seus discursos, tendo os representantes dos trabalhadores expressaram o seu empenho, apresentando-se depois o veículo comemorativo.
Participaram no evento cerca de uma centena de pessoas envolvidas na produção, incluindo funcionários da Fábrica de Hofu, fornecedores locais e funcionários da Prefeitura de Yamaguchi, bem como muitos outros que assistiram ao evento em ambiente online.
O novo topo de gama da Mazda, o seu modelo mais representativo no período de mais de uma década, representa tudo o que a empresa tem integrado no seu ADN ao longo dos últimos 100 anos, do design exterior e interior até aos melhores exemplos do artesanato japonês, as mais recentes inovações em tecnologias centradas no ser humano e uma mecânica de classe mundial.
O novo Mazda CX-60 PHEV apresenta-se como o primeiro modelo de tecnologia híbrida plug-in da Mazda no segmento SUV do mercado europeu. A sua mecânica combina um bloco Skyactiv-G 2.5 de quatro cilindros a gasolina e injeção direta, com um motor elétrico de 129 kW, uma transmissão automática de oito velocidades e uma bateria de alta capacidade de 355 V e 17,8 kWh.
Esta combinação mecânica gera uma potência total do sistema de 327 CV / 241 kW e um abundante binário de 500 Nm, tornando-se no modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela Mazda. Por outro lado, o novo PHEV da Mazda apresenta excelentes credenciais ambientais, com um consumo de combustível de apenas 1,5 l/100 km e as emissões de CO2 de apenas 33 g/km (valores combinados; norma WLTP).
A produção em volume da versão europeia do Mazda CX-60 iniciou-se a 15 de Março último, estando planeada a saída do navio que transportará o primeiro carregamento partir para a Europa no dia 26 de Abril, a partir do Porto de Nakanoseki.