Revistacarros

Ineos mostra concepts Grenadier com eixos autoportantes e motor V8 da GM

A Ineos deu em doida no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, apresentando uma coleção de Grenadiers fortemente modificados.

A coleção inclui uma pickup Quartermaster com eixos autoportantes, outra pickup com uma configuração curta, uma Station Wagon com motor V8, uma conversão para Safari de oito lugares e uma transformação com especificações de rali aprovadas pela FIA.

A Ineos pretendia mostrar a versatilidade da plataforma do Grenadier com os seus protótipos e despertar o interesse dos clientes para futuras construções à medida pela divisão de personalização Arcane Works da empresa. A empresa acaba de revelar a primeira série de produção limitada do Grenadier, sob a forma do luxuoso Detour.

As transformações mais impressionantes são provavelmente o Grenadier Quartermaster e a Station Wagon com eixos de portal e pneus todo-o-terreno maiores, criados pela empresa alemã LeTech. Estas versões têm uma enorme distância ao solo de 514 mm, um aumento de 250 mm em comparação com o Grenadier normal, e fazem-nos lembrar o Mercedes-AMG G63 4×4².

A profundidade foi aumentada para uns impressionantes 1.050 mm, tornando os Grenadiers com eixo autoportante perfeitos para atravessar rios. A Ineos já forneceu Grenadiers modificados de forma semelhante aos bombeiros de Muhlheim e de Ruhr, na Alemanha.

Continuando, o Shortermaster é uma versão curta da pickup Quartermaster, construída pelos engenheiros da Ineos na fábrica de Hambach, em França. É baseado numa Grenadier, com os bancos traseiros a serem empurrados para a frente para criar mais espaço para o compartimento de carga exposto e uma porta traseira personalizada para facilitar o acesso. O modelo único mantém a distância entre eixos de 2.922 mm do SUV, que é 305 mm mais curto do que o Quartermaster.

A versão mais longa do Grenadier serviu de base para a construção do Safari pela empresa Ineos Kavango, sediada no Botswana. A cabina foi convertida para uma disposição de quatro filas e oito lugares, oferecendo uma excelente visibilidade a todos os passageiros graças à ausência de janelas e pilares. O teto de lona fica muito mais alto, graças a uma estrutura personalizada. O modelo também possui barras de proteção tubulares à volta da carroçaria, jantes feitas à medida com pneus todo-o-terreno e um snorkel.

Outro destaque é o primeiro Grenadier com motor V8, criado por aprendizes da empresa de engenharia Magna. Debaixo do capot está um V8 de 6,2 litros de origem GM com 431 CV e 625 Nm de binário. Isto representa um aumento saudável em relação aos 286 CV e 450 Nm do motor de seis cilindros de 3,0 litros da BMW.

De acordo com a empresa, a troca de motor exigiu “uma reengenharia completa dos apoios do motor, da parte eléctrica e eletrónica do motor, do arrefecimento da água e do óleo, do coletor de escape e do silenciador traseiro, dos rolamentos da transmissão e dos escudos térmicos”. Além disso, a consola central teve de ser revista para dar espaço ao V8 significativamente maior.

Por último, mas não menos importante, a Ineos mostrou o primeiro carro de rali Grenadier compatível com a FIA, da Buzz Special Vehicles. Este distingue-se pela pintura preta e laranja, pelas luzes extra na grelha, pelas aberturas de ventilação no tejadilho e pelas jantes de liga leve brancas. O interior foi despojado para poupar peso e inclui uma gaiola de proteção, bancos de balde e painéis das portas em carbono.

Mais importante ainda, o grupo propulsor de 3,0 litros e seis cilindros a gasolina foi aumentado para 354 CV e 550 Nm de binário, combinado com uma nova suspensão do R53 de Warwick e travões melhorados. O Grenadier com especificações de rali não foi criado para fins de exibição, uma vez que irá competir no Campeonato Mundial de Rali de 2025.

A Ineos espera que os protótipos despertem a imaginação dos potenciais compradores, que podem realizar os seus sonhos com a ajuda da divisão Arcane Works. Lynn Calder, Diretor Executivo da Ineos Automotive, afirmou: “O chassis de carroçaria sobre chassis do Grenadier já provou ser incrivelmente versátil, por isso, ao pensarmos em futuros produtos e edições limitadas, queremos continuar a inovar. Como afirma a nossa nova campanha de marca, o Grenadier foi construído para mais e, nos próximos anos, vamos mostrar exatamente o que isso significa.”

Exit mobile version