O melhor piloto de testes possível para o utilitário mais desportivo.
O novo Toyota Yaris uma das grandes novidades da Toyota para este ano de 2020 e a sua versão desportiva GR é o melhor complemento em prestações da nova gama. O urbano deportivo, que se distinguirá da gama híbrida pela sua mecânica e prestações, foi revelado no passado dia 10 de janeiro no Salão de Tóquio. É um modelo completamente novo, cujo desenvolvimento foi diretamente herdado do automóvel que se sagrou campeão do Mundial de Ralis de 2019.
Estreia um design e um chassis, com uma linha do tejadilho mais baixa (91 mm). A Toyota também alterou as suspensões e introduziu um sistema de tracção permanente GR-Four às quatro rodas, que é personalizável. Todavia, o coração de este GR Yaris é o seu potente motor tricilíndrico de 261 CV, com caixa manual de seis velocidades.
Fernando Alonso, piloto de testes de exceção
Um design herdado da competição e um motor desta envergadura exige as melhores mãos ao volante. Por isso, a Toyota escolheu o seu flamante piloto oficial, Fernando Alonso, para ensaiar o GR Yaris no circuito de Estoril. E isso aconteceu sob chuva intensa, tornando este teste ainda mais picante.
O ensaio decorreu semanas antes da partida para o Rali Dakar na Arábia Saudita, onde terminou numa meritória 13ª posição e esteve à beira do pódio em várias etapas. No Estoril, Alonso experimentou o GR Yaris, que chegará ao mercado no segundo semestre de 2020, embora ainda não tenham sido adiantados preços. “Este carro combina muito bem o espírito desportivo com o conforto. É um carro que se pode conduzir todos os dias, mas com um extra de prestações, que me surpreendeu”, explicou o piloto espanhol.
“Fácil de controlar”
Fernando Alonso também destacó neste Toyota GR Yaris o seu surprendente controlo de cada situação da condução. “Supera as nossa expectativas. É um carro que responde em cada curva do circuito. Não esperava que os travões funcionassem tão bem nestas condições. É um carro muito potente, mas que qualquer condutor medianamente exigente saberá conduzir”, acrescentou o asturiano.
Estas sensações de condução são obtidas graças a um sistema de tração total permanente, que varia de forma independente em função das necessidades de condução. A isto junta-se a integração de um pacote Park Circuit, criado para condução em circuito, com um diferencial de deslizamento limitado e rodas especiais.