O Ibiza, o Arona e o Leon manter-se-ão na gama SEAT durante mais uma década. Foi o que confirmou o Diretor-Geral da marca espanhola e também da CUPRA, Wayne Griffiths, à margem da conferência de imprensa sobre os resultados financeiros de 2024.
A decisão sobre a cessação da produção de motores de combustão e a mudança completa para a eletrificação da gama será tomada numa data posterior, dependendo também dos regulamentos que chegarão em 2035 (a UE está a reconsiderar a cessação dos motores de combustão após essa data).
Para já, o que continua a ser crucial é a procura por parte dos consumidores. Enquanto os automóveis elétricos continuarem a representar uma pequena percentagem do mercado, a gama de grupos motopropulsores da SEAT será variada.
De facto, a palavra “flexibilidade” foi utilizada várias vezes pelo CEO ao responder às perguntas dos vários jornalistas no final da conferência.
Ainda não se sabe onde é que a CUPRA vai ficar nos Estados Unidos, o que é certo é que a marca vai ser vendida no estrangeiro (fora da Europa). Griffiths reiterou que o plano de lançamento na América do Norte está a avançar, tal como o desembarque no México.
Mais uma vez, o que é necessário é “flexibilidade”, referindo-se em particular aos motores, porque neste momento o que os clientes norte-americanos mais querem são motores de combustão.