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Os camiões elétricos XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor Company, que integram frotas na Suíça, ultrapassaram recentemente uma distância de condução acumulada de 10 milhões de quilómetros – um testemunho da fiabilidade a longo prazo da tecnologia de referência de pilha de combustível de hidrogénio.

Este feito foi alcançado em apenas três anos e oito meses desde que o XCIENT Fuel Cell iniciou operações de serviço em frota na Suíça, em outubro de 2020. Este sucesso representa um marco significativo para o camião pesado elétrico a pilha de combustível de hidrogénio, com o XCIENT Fuel Cell a ultrapassar a notável distância de condução acumulada de 10 milhões de quilómetros.

Atualmente, um total de 48 camiões XCIENT Fuel Cell estão em funcionamento na Suíça. O XCIENT Fuel Cell é alimentado por dois sistemas de pilha de combustível de hidrogénio de 90 kW (para uma potência total de 180 kW) e um motor elétrico de 350 kW, o que permite uma autonomia máxima de mais de 400 quilómetros.

Em comparação com uma frota de camiões a diesel, que emitiriam cerca de 6.300 toneladas de dióxido de carbono numa distância acumulada de 10 milhões de quilómetros, o camião elétrico XCIENT Fuel Cell permite uma redução significativa das emissões de carbono.
Estima-se que esta redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por 700.000 pinheiros, ou à criação de uma floresta de pinheiros com 508 hectares (5 milhões de metros quadrados). Todos os camiões XCIENT Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas “hidrogénio verde”, não sendo emitido qualquer carbono durante o processo de produção, o que contribui para a criação de uma cadeia de valor de hidrogénio sustentável na Europa.

Este feito também desempenha um papel significativo no avanço da tecnologia dos sistemas de pilha de combustível de hidrogénio. Ao analisar os dados do veículo sobre a quilometragem, o consumo de hidrogénio e o desempenho da pilha de combustível de hidrogénio, recolhidos como parte deste marco, a Hyundai pretende melhorar continuamente a sua tecnologia de pilhas de combustível de hidrogénio e aplicá-la a vários tipos de veículos.
A Hyundai não está apenas a fornecer camiões XCIENT Fuel Cell na Suíça, mas também a apoiar e a participar ativamente na criação de um ecossistema comercial de hidrogénio, que inclui toda a cadeia de valor de produção, infraestrutura de carregamento e consumo de hidrogénio.

No CES 2024, a Hyundai anunciou a expansão da HTWO. A HTWO, criada em 2020 como uma marca para o seu sistema de pilhas de combustível de hidrogénio, servirá agora como a marca comercial de toda a cadeia de valor do hidrogénio para a Hyundai – desde a produção ao armazenamento, transporte e utilização. Esta mudança visa acelerar a transição para uma sociedade movida a hidrogénio.

Em maio, a Hyundai revelou a sua visão do hidrogénio e apresentou o seu negócio de logística limpa nos Estados Unidos, na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, destacando o compromisso da empresa em construir uma sociedade movida a hidrogénio.
Como parte dos seus principais projetos de logística de hidrogénio nos Estados Unidos, a Hyundai implementou o projeto NorCAL ZERO, que envolveu a implementação de 30 camiões XCIENT Fuel Cell na Califórnia para o transporte de contentores de carga e veículos. Além disso, o Projeto de Logística Limpa tem como objetivo reduzir as emissões através da instalação de camiões XCIENT Fuel Cell nas unidades de produção do Hyundai Motor Group, HMGMA, na Geórgia.

Reconhecido pela sua fiabilidade e respeito pelo ambiente, o camião XCIENT Fuel Cell foi implementado num total de 10 países, incluindo os Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unido.

Ricardo Carvalho

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