Revistacarros

Hyundai RN24 é um experiência louca para um carro de rali elétrico

A Hyundai acaba de revelar o seu mais recente modelo de “laboratório”, denominado RN24. O automóvel segue as pisadas do RN22e e do N Vision 74, servindo de banco de ensaio para tecnologias de alto desempenho e caraterísticas de desporto motorizado que irão moldar os futuros veículos eletrificados da divisão N.

Ao criarem o RN24, os engenheiros da Hyundai quiseram integrar o seu grupo motopropulsor mais potente no mais pequeno conjunto possível. Como tal, desenvolveram um chassis EV personalizado inspirado no Campeonato do Mundo de Ralis e, em seguida, deixaram cair o grupo motopropulsor de 641 cv do Hyundai Ioniq 5 N. Notavelmente, o carro até apresenta a mesma bateria de 84 kWh do Ioniq 5 N, apesar da distância entre eixos ser encurtada em consideráveis 340 mm.

Uma lista extensa de caraterísticas garante que o RN24 não é um mero protótipo. Por exemplo, tem um sistema WRC Powertrain Drive Control Logic que permite aos condutores ajustar a potência, a sensibilidade da aceleração, a sensibilidade dos travões regenerativos e o equilíbrio da potência utilizando os botões do volante, caraterísticas semelhantes às dos atuais carros WRC da Hyundai.

Além disso, o demonstrador técnico tem um “Modo Rally” dedicado que optimiza a distribuição do binário, inspirado no i20 N Rally 1 WRC, enquanto existe até um novo e-Handbrake para iniciar algumas derrapagens épicas. Foi também adicionada uma nova versão do sistema N Active Sound+ do Ioniq 5 N. Inclui agora duas colunas laterais e os guarda-lamas traseiros funcionam como caixas de som, ajudando a melhorar a banda sonora.

Certamente que já reparou que o RN24 não tem quase nenhuma carroçaria e, em vez disso, utiliza uma gaiola de proteção exposta ao estilo de um exoesqueleto. Também tem a mesma asa traseira dos carros de corrida TCR da Hyundai. Apesar das várias medidas de redução de peso empregues, o RN24 continua a apresentar um peso estimado de 1.880 kg, ou seja, cerca de 350 kg menos do que o Ioniq 5 N, ao qual empresta o seu grupo motopropulsor.

Exit mobile version