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O Hyundai Motor Group acaba de revelar o TIGER (Transforming Intelligent Ground Excursion Robot), o segundo Ultimate Mobility Vehicle(UMV) da organização e o primeiro desenhado para ser autónomo. O robô de excursão terrestre inteligente foi projetado para transportar vários tipos de carga em terrenos de difícil acesso.

O TIGER está a ser desenvolvido pelo New Horizons Studio, do Hyundai Motor Group, sediado em Mountain View, na Califórnia. Estabelecido no final do ano passado para desenvolver UMV’s, com base na liderança em pesquisa e inovação de Silicon Valley, entre outros centros de inovação. “Veículos como o TIGER e as tecnologiasque os sustentam dão-nos a oportunidade de elevar a nossa imaginação”, afirmou Dr. John Suh, Diretor do New Horizons Studio.

“Estamos constantemente a procurar formas de repensar o designe o desenvolvimento de veículos e de redefinir o futuro do transporte e da mobilidade”. O concept demonstra a sua capacidade em terreno remoto e inacessível As capacidades excecionais do TIGER são desenhadas para funcionar como uma plataforma de exploração científica móvel em locais remotos e de difícil acesso.

Tendo por base uma arquitetura de plataforma modular, os recursos deste robô incluem um sofisticado sistema de movimento de pernas e rodas, controlo direcional de 360 graus e uma vasta gama de sensores para observação remota. O TIGER também possibilita aligação a veículos aéreos autónomos (UAVs), que podem recarregar e levar o TIGER a lugares inacessíveis.O grande compartimento de carga disponível no TIGER faz com que possa transportar mercadorias para entrega ou ser destacado para situações de emergência.

A articulação da perna permite ao TIGER enfrentar uma diversidade de situações extremas, enquanto mantém a carga mais nivelada quando comparado com um veículo comum.Com as pernas retraídas, o TIGER desloca-se como um veículo com tração integral estando no seu modo mais eficiente, porque move-se com uma tração contínua.

Quando o veículo fica preso ou necessita de se deslocar num terreno difícil ou intransitável para asrodas, tira partido da sua capacidade de caminhar para se mover com maior facilidade nesse mesmo terreno. Este foi um recurso implementado no Hyundai Elevate, o primeiro conceptUMV com pernas móveis do Hyundai Motor Group, revelado no Consumer Electronic Show (CES) de 2019.

Como o Hyundai Elevate, o TIGER apresenta pernas e rodas. A diferença entre o Elevate e o TIGER é que, enquanto o primeiro pode transportar passageiros, o mais recente não. Tanto o TIGER como o Elevate combinam tecnologias de movimentação robótica e de locomoção, permitindo-lhes atravessar terrenos de acesso dificultado, para além das limitações dos veículos de todo-o-terreno mais capazes.

Ricardo Carvalho

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